Acesso Livre…

segunda-feira, 6 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 Deixe um comentário Go to comments

Hoje em dia, o movimento que visa o acesso livre vai de vento-em-popa e já praticamente dispensa apresentações; principalmente no Brasil, onde a CAPES já até desenvolveu o famoso Portal de Acesso Livre.

Porém, o que muitos não sabem é a história de como tudo isso começou, em meados de 1991, quando Paul Ginsparg (sim, aquele já conhecido pelos férmions de Ginsparg-Wilson) deu início aos arXivs.

A entrevista abaixo é uma das poucas que o Ginsparg já deu, e é excelente, recheadas de ‘causos':

É importantíssimo também lembrar que sem o TeX, dado de presente e mão beijada para o mundo todo pelo Don Knuth, nada disso teria sido possível — o TeX é uma das primeiras linguagens de markup.

Outro ingrediente importante foi a criação da WWW por Tim Berners-Lee. Como o próprio Ginsparg conta na entrevista, TBL o contactou pessoalmente… e assim os arXivs foram levados dum servidor de FTP para um de WWW… e assim surgiu o primeiro, :!: , servidor da web no mundo!


N.B.: o servidor da HET Brown foi um dos primeiros também (se não me engano, foi o terceiro), logo em seguida dos arXivs: foi um dos meus predecessores (chamado Stephen Hahn) que o instalou, na sala de número 625 no prédio chamado Barus & Holley, e até pouco tempo atrás (quando eu atualizei e reconfigurei tudo pra rodar via Apache 2.0.63), tudo rodava naquele mesmo servidor original (um verdadeiro rinoceronte :smile: )! Enquanto isso, no Brasil, o DFMA teve uma das primeiras páginas da USP, assim como o Ciências Moleculares, que certamente foi a primeira página sobre um curso de bacharelado da USP (quiçá do Brasil — ainda me lembro do dia em que instalei o primeiro servidor HTTP no servidor do CM, ainda chamado lnx00, e começamos a brincar com HTML)! Foi nessa mesma época que nasceu o Projeto Sócrates, do qual tive a sorte de participar (mas essa é outra estória).


Bom, essa é a história do Acesso Livre, não só no mundo, mas no Brasil também… que, como vcs vêm, tem tido uma participação bem sólida nisso tudo. :smile:

[]’s.

About these ads
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 67 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: