Início > Ars Physica > Relatório sobre falha do LHC

Relatório sobre falha do LHC

quinta-feira, 16 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 Deixe um comentário Go to comments

Uma conexão elétrica falha entre dois imãs do LHC causou um vazamento de 6 toneladas de hélio liquido no túnel de concreto, paralisando as operações do acelerador.

Uma conexão elétrica falha entre dois imãs do LHC causou um vazamento de 6 toneladas de hélio líquido no túnel de concreto, paralisando as operações do acelerador.

Da Sala de Imprensa do CERN.

Hoje o CERN divulgou um outro documento detalhando a falha do sistema criogênico do LHC. A falha foi causada por uma conexão elétrica entre dois imãs. De acordo com John Conway do Cosmic Variance, até duas semanas atrás ninguém podia entrar no túnel de concreto no setor afetado, porque ainda estava muito frio. Um total de 6 toneladas de hélio líquido que era mantido a temperatura de -271.3 ° C, vazou diretamente dos imãs ao túnel. Ocorreu dano mecânico no setor e parte do sustento dos imãs que é fixado ao chão foi quebrado e parte dos imãs foram rompidos.

O LHC ia começar a operar primeiro a energias de poucos TeV antes de adentrar uma segunda fase com energia máxima de 14 TeV, mas com esse atraso, o calendário agora está ajustado para começar diretamente na fase de energia da ordem de 10 TeV. Quando o incidente ocorreu em setembro, foi feita uma estimativa que em início de 2009 o LHC voltaria a operar, mas o novo relatório do LHC não fornece nenhuma data, deixando apenas vagamente indicado que em 2009 o projeto volta a caminhar. :( :cry:

Ninguém disse que seria fácil manter 27 km de hélio líquido a temperatura de -271.3 ° C — é o maior sistema criogênico já feito.

Espero que depois que o LHC descobrir o bóson de Higgs, nós lembremos de todas as dificuldades e percalços técnicos que antecederam a grande descoberta ;)

Outros posts sobre o LHC em português:

  1. LHC anuncia primeira data 8 Ago 2008
  2. LHC atrasará por cerca de dois meses 20 Set 2008
  3. Bobagens sobre o custo do LHC 25 Set 2008
About these ads
  1. Rafael
    sexta-feira, 17 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 02:42:22 EDT | #1

    Vou fazer alguns comentários e depois uma piada:

    . Se alguém acha que é fácil fazer esses magnetos funcionarem, talvez valha a pena lembrar que o Fermilab é que tem o Tevatron e não dois outros laboratórios justamente porque eles foram o únicos que conseguiram fazer essa parte essencial do acelerador, que serve basicamente para curvar e focalizar o feixe, funcionar. Os dois projetos cancelados pelo DOE/NSF foram o Isabelle no BNL e o SSC no Texas. Esse não é o caso do CERN, claro, que tem um grande know-how em física de aceleradores. O SSC foi fechado definitivamente, mas no BNL, que é um laboratório nacional controlado pela Universidade de Stony Brook, foi construído o RHIC que é um colisor de núcleos onde foi observado o QGP pela primeira vez. Há vários outros aceleradores nesse laboratório e, claro, vários especialistas em física de aceleradores. Há inclusive muitos alunos de doutorado aqui em Stony Brook que trabalham no BNL nessa área.

    . A piada é que deu defeito no magneto que foi o último a ser colocado. Não dá para não imaginar que as pessoas já estavam simplesmente cansadas e foram um pouco descuidadas. Mas isso, claro, é apenas uma piada.

  2. Caio
    sexta-feira, 17 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 08:02:19 EDT | #2

    Eu prefiro falar que foi a baba do Manu que causou o acidente…

    =P

  3. Leonardo
    sexta-feira, 17 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 11:41:56 EDT | #3

    E parte dos imãs do CERN foram feitos no Fermilab, e nem é a primeira falha. Em março do ano passado, depois que parte dos imãs já estava no CERN, três deles racharam em um teste preliminar.

    @Inside A baba do Manu hahahahahaha

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 67 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: