Início > Ars Physica, Physics, Science > Ciência do telescópio Hubble

Ciência do telescópio Hubble

sábado, 16 mai 2009; \20\UTC\UTC\k 20 Deixe um comentário Go to comments

As vezes injustiçado, o telescópio espacial Hubble (HST) é uma das mais importantes missões científicas da história da NASA. O novo reparo do telescópio passa desapercebido do nosso blog, mas você pode acompanhar atualizações de perto pelos posts da Julianne no CV. Veio do HST as fotos das mais antigas galáxias e das supernovas mais distantes observadas que compõe parte dos dados da curva do parâmetro de Hubble que permitiu descobrir que a expansão do universo é acelerada em 1998. HST foi extensivamente utilizado para extrair informação sobre a composição química de estrelas de diversos tipos através da espetroscopia da luz emitida por essas estrelas — projeto que estava desativado devido aos equipamentos necessários terem falhado no telescópio nos últimos anos. A notícia de hoje da missão de reparo do Hubble é a instalação de um novo espectrografo no telescópio (veja aqui o website desse espectrografo e porquê ele é importante para o conhecimento do cosmos). Foi também do HST que surgiram as primeiras fotografias da estrutura da rede cósmica, a distribuição de matéria do universo atual prevista pelo modelo cosmológico padrão com matéria escura, e várias importantes fotografias de lentes gravitacionais de galáxias, o que soma as evidências da existência da matéria escura.

Se tudo der certo nesta última missão de reparo ao HST, ele deve provir a astronomia, astrofísica, e a cosmologia, de muito mais ciência básica para os próximos 20 ou 30 anos. E sabe-se lá o que ainda vai ser descoberto… :)

About these ads
  1. segunda-feira, 30 nov 2009; \49\UTC\UTC\k 49 às 14:51:00 EDT

    Eu acho que está muito esclarecedor, pois o telescópio espacial Hubble teve uma grande importância nos últimos anos,e muita gente não deu valor a isso.
    ;Muito obrigada por este pequeno texto que tem muitas imformaçãoes para ficar-mos a saber mais coisas sobre o Telescópio Espacial Hubble.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 68 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: