Início > Ars Physica > Quem somos nós?

Quem somos nós?

terça-feira, 30 set 2008; \40\UTC\UTC\k 40 Deixe um comentário Go to comments

(Não, esse não é um post “new age” sobre mecânica quântica😆 )

Antes de mais nada, alguns avisos:

1) Me desculpem qualquer imprecisão na história, estou contando do que me lembro e a memória sempre falha.
2) Os links desse post exigem que se tenha um conta no Orkut para que possam ser acessados.

Eu acho que é interessante contar como as pessoas que são os editores desse blog se conheceram. Em 2004, para ser mais exato em 12 de abril daquele ano, um estudante de física chamado Wellington Nogueira criou a comunidade Física no então recém criado Orkut. Wellington era então estudante de física na Unesp, mas há muito tempo não sei que fim levou.

O Orkut cresceu muito, principalmente no Brasil. O próprio Orkut tem uma estimativa (subavaliada) que aproximadamente 51% dos seus usuários são brasileiro. Em outros países, outras ferramentas de rede social cresceram mais (MySpace, Facebook), mas tenho certeza que, pelo menos nos grandes centros brasileiros, o Orkut é hoje uma das principais ferramentas de comunicação. Junto com o Orkut cresceu a comunidade de física. Chegou a um ponto onde apenas uma pessoa não conseguia dar conta da sua administração e a comunidade, tal como muitas outras do orkut, ficou tão caótica e bagunçada que era difícil extrair informação de qualidade.

Nesse ponto, algumas pessoas resolveram auxiliar o Wellington nessa tarefa. Me lembro que o Tom e o Daniel foram essenciais nesse ponto. Ambos pareciam já ter vasta experiência com usenets/fóruns de internet e esse know-how foi muito positivas à comunidade. Por sinal, a frase de Gene Spafford sobre usenets pode ser facilmente adaptada ao Orkut:

“Usenet is like a herd of performing elephants with diarrhea — massive, difficult to redirect, awe-inspiring, entertaining, and a source of mind-boggling amounts of excrement when you least expect it.”

Outras pessoas de inestimável valor foram se juntando à administração da comunidade, muitas delas que não estão aqui como editores, infelizmente: Caio, Danilo, Leonardo, Adriano, Rafael Calsaverini, entre outros; todos alunos de pós-graduação em física. Só me juntei a esse grupo mais tarde quando a comunidade já tinha então sofrido um significativo avanço em qualidade e tamanho (e mais recentemente se juntou à administração outro membro que já participava da comunidade há bastante tempo: Leandro Seixas). Nesse período, esse comunidade não era a única sobre física no Orkut com a ordem de grandeza de participantes que temos. Havia uma outra, gerenciada por um professor de física chamado Alberto Prass. Sua comunidade sofreu um ataque de hackers em 2006 e nunca conseguiu se recuperar. Também sofremos com algo parecido no mesmo ano, e apesar do episódio ter sido muito triste, nossa sorte foi melhor: conseguimos recuperar todos os dados apagados da comunidade.

O trabalho de administrar a comunidade é grande. Oficialmente a comunidade tem por volta de 38000 membros. Nem todos são ativos, claro. Uma pesquisa que fiz recentemente mostra que temos algo como 200 usuários realmente ativos, o que é um número considerável, levando em conta a qualidade das discussões. Presar pela continuidade dessa qualidade tendo que lidar com eventuais comportamentos inapropriados toma um tempo considerável. Mais ainda se você considerar como as agendas de alunos de pós-graduação são apertadas. Mas fazemos isso com prazer. Tenho certeza que, para muitas pessoas, essa comunidade é um dos meios mais procurados para divulgação científica de física, troca de informações sobre física, ou simplesmente para uma conversa sobre ciência. Mais detalhes aqui. Há participantes de todas as idades e nível de instrução formal – de alunos de ensino médio a pesquisadores em universidades, o que só torna o ambiente mais agradável.

Os resultados nos fazem acreditar nessa idéia improvável. Nesses quatro anos já vi tópicos em que adolescentes disseram ter adentrado na carreira de física inspirados pela comunidade, em que professores disseram utilizar exemplos discutidos na comunidade em sala de aula, já vi pessoas trocarem informações sobre artigos de pesquisa, pessoas procurando colaboradores para pesquisa, anunciando vagas para iniciação científica e até para pós-doutorado. Tivemos uma curta série de ótimas entrevistas com os professores Marcelo Gleiser, Jérémy Argyriades e Henrique Fleming. Este último, por sinal, um colaborador inestimável da nossa comunidade. Além de uma entrevista com o Daniel que também escreve aqui.

Educação científica é algo de extrema importância para qualquer povo. E essa comunidade é parte da nossa responsabilidade social. Com certeza não é tudo que podemos fazer e com certeza nem tudo que as pessoas sonham fazer: alguns tem grandes sonhos. Mas é um começo do qual nos orgulhamos muito.

Categorias:Ars Physica Tags:,
  1. quarta-feira, 1 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 00:07:28 EST

    Legal a descrição, Rafael! É bom ter um panorama da história da comunidade. Espero que ela continue para fora do mundo orkutiano e acredito que esse espaço é um bom passo!

    Alguns outros dados interessantes sobre a comunidade obtidos através dessas enquetes. A idade de 66% dos membros (1239 votos) é menor que 18 anos. 28% (519 votos) entre 19 e 29 anos. Os outros 6% (11 votos) possuem mais que 30 anos. Temos aí números interessantes de potenciais futuros pesquisadores, não só de física, como de outras áreas. Quantos jovens foram perguntar sobre física e acaram descobrindo que queriam outra coisa, além, é claro, dos que optaram, entusiasmadamente, por fazer física?

    Interessante também constatar o baixo número de mulheres participantes do fórum. Uma idéia desse baixo número pode ser vista na enquente que apontou 82% (587 votos) como homens e 18% (106 votos) como mulheres. Muitos tópicos sobre o baixo número de mulheres na ciência já surgiram na comunidade.

    Sobre o que os participantes fazem em relação aos estudos, 30% (200 votos) bacharelado em física, 22% (143 votos) licenciatura em física, 7% (51 votos) pós-graduação em física e 40% outros (imagino que os vários estudantes de primeiro e segundo graus votaram pouco nessa enquete).

    Sobre a ordem dos moderadores. O Wellington, criador da comunidade, convidou a mim e uma garota (que nunca vi se manifestar), estudante de graduação em física no Amazonas, para ajudá-lo na moderação da comunidade. Isso ocorreu, se não me engano, no final de 2005 ou começo de 2006.

    Só no começo de 2006 que me toquei a aportunidade única de ter um sistema de discussões sobre física que sempre sonhei encontrar durante minha graduação e início de pós, mas nunca foi possível. Comecei a chamar alguns conhecidos (o Caio foi o primeiro) que participavam ativamente dos tópicos, até que a cara da comunidade, cada vez com um grupo maior de pessoas sérias e competentes na moderação, começou a ficar cada vez melhor. Foi um processo interessante, pois na medida que os tópicos melhoravam, mais gente boa aparecia.

    Felizmente, apesar desse mar de discussões, textos e matérias jornalísticas na Internet difundindo todo tipo de bobagens, ainda mais a falta de bom material científico em português, surgiu um cantinho para todos que gostam de uma boa discussão racional, uma pequena centelha nessa escuridão, que poderá se alastrar aos poucos e se tornar uma grande luz.

    Torço mesmo para dar certo!

    Abração!

  2. quarta-feira, 1 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 13:27:14 EST

    Rafa,

    Excelente resumo histórico — realmente, é sempre bom que todos os passos dados estejam em perspectiva. E os complementos do Tom são ótimos também, pois ajudam a preencher algumas possíveis lacunas.

    Quero notar apenas 2 coisas:

    Todos os Moderadores (da nossa Comunidade de Física do Orkut) foram convidados a participar do Ars Physica. E, claro, já são todos muito bem vindos!🙂

    • Eu espero avidamente que o AP  possa se tornar não só uma extensão da Comunidade, como também um foco primário para informações científicas de qualidade.

    Eu tô torcendo mesmo pra ver esse nosso projeto levantar vôo e tô gostando muito de ver todo mundo colaborando!🙂

    Maquiavelicamente excelente!

    []’s!

  3. domingo, 2 nov 2008; \44\UTC\UTC\k 44 às 00:25:57 EST

    Vou fazer um comentário muito atrasado🙂. Acho que vale a pena lembrar que algumas coisas começaram antes do orkut, tanto o Rafael quando o Daniel respondiam algumas questões numa seção do site “Seara da Ciência” chamada “Queremos saber Física”, em 2003 mais ou menos (não lembro muito bem) eu era um leitor assiduo dessa seção do site, lia tudo ou quase tudo, mas nunca respondia nada ou perguntava nada, só comecei a me manisfestar na comunidade. Quando criei a minha conta no orkut em 2005 entrei em várias comunidade como é de praxe de qualquer usuário de orkut, mas quando eu reconheci o Daniel e o Prof. Fleming (na época ele usava o perfil com o nome dele mesmo) respondendo algumas coisas lá na comunidade que eu comecei a levar a comunidade a sério, mais do que qualquer outra comunidade de lá.🙂

  1. quarta-feira, 1 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 21:44:12 EST
  2. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 13:25:57 EST
  3. quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 03:16:18 EST
  4. terça-feira, 3 mar 2009; \10\UTC\UTC\k 10 às 12:06:27 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: