Início > Ars Physica > Pergunte a um físico

Pergunte a um físico

quarta-feira, 1 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 Deixe um comentário Go to comments

Quem nunca viu o adesivo com a mensagem ‘Pergunte a um advogado’ ? Pois então, um grupo de físicos resolveu criar o ‘Pergunte a um físico’ !🙂

Se ao ler alguma matéria de divulgação científica nos jornais ou revistas, até mesmo aquelas voltadas apenas para divulgação, você é uma daqueles pessoas que ficam com um pé atrás, vai atrás de referências, não se satisfaz apenas com analogias, muitas vezes um tanto simplistas ou mal dadas, e quer saber mais sobre o assunto, caiu no lugar certo! No post do Rafael, Quem somos nós?, ele explica um pouco a história de alguns estudantes de física que se conheceram através do orkut, um site de relacionamento que ficou bastante popular no Brasil. Nesse blog coletivo, voltado à divulgação científica, criado e mantido por esse grupo, a interação com os leitores interessados ocorrerá através dos comentários disponíveis em cada um dos textos aqui criados.

Como enviar sua pergunta

E se eu tiver dúvidas relacionadas a física, como é que faço?

Há 3 maneiras de você enviar suas perguntas:

  1. A forma mais simples de sua pergunta chegar até nós é enviar um email para

    brasilciencia (arroba) googlegroups.com

    Sua mensagem chegará até algum dos moderadores e, se aprovada, aparecerá no fórum de discussões do Grupo Brasil Ciência.

  2. Se você já possui uma conta do google, é só acessar a página groups.google.com/group/brasilciencia/post
  3. Acesse a página do Grupo Brasil Ciência e clique no botão ‘+ new post’. Se não estiver logado na sua conta do google, é só digitar seu login e senha antes de enviar sua pergunta.

Importante: Tente ser claro na sua pergunta, colocando o assunto da forma mais clara possível, e, antes de enviá-la, sempre procure (note que há um mecanismo de busca) por palavras-chave do seus assunto no forum de discussões, evitando assim tópicos repetidos. Veja também as regras do fórum, se você é novo por aqui. Todas as dúvidas, de qualquer nível, relacionadas à física são bem-vindas!

O que não é aceito nos tópicos do fórum Brasil Ciência?

  1. Assuntos relacionados a religião ou política são expressamente proibidos. Tópicos relacionados a política científica são permitidos.
  2. Pedidos de resoluções de exercícios escolares não serão aceitos, a menos que o autor especifique, em detalhes, a dúvida no exercício e/ou o que tentou fazer.

Gostaria de participar das discussões no fórum, o que faço?

Para acessar o Grupo Brasil Ciência e participar do fórum, é preciso ter uma conta do google e se inscrever nele. Se você é físico(a), estudante de física ou interessado(a) em ciência e assuntos relacionados, sinta-se bem-vindo(a) a juntar-se à nós!

Esse post foi criado para divulgação do ‘Pergunte a um físico‘ no blog do Ars Physica. No menu lateral, logo abaixo dos nomes dos integrantes do grupo, há uma página fixa com esse mesmo conteúdo.

  1. Sander
    domingo, 3 abr 2011; \13\UTC\UTC\k 13 às 21:38:12 EST

    Quando estudamos cargas elétricas, os livros didáticos informam que corpos neutros são atraídos por corpos eletrizados. Mas a equação de coulomb nos informa que para eu calcular a força eletrostática entre dois corpos, é necessário que ambos estejam eletrizados. Então como faço para determinar a força eletrostática entre duas cargas elétricas, sendo uma eletrizada e a outra neutra?

  2. marcelo santos
    sexta-feira, 31 jan 2014; \05\UTC\UTC\k 05 às 10:27:24 EST

    Dizem que é impossivel atingir uma velocidade da luz, no entado gostaria de saber se um hipotetico circulo de feito por um materia fortissio mo tipo fibra de carbono no tamanho de 600.000 km fosse girado por um motor em 1 segundo isso não utrapassaria a velocidade da luz ? como se explica isso ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: