Início > Science, Scientific Politics > Brasileiro pode levar Prêmio Nobel

Brasileiro pode levar Prêmio Nobel

sábado, 4 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 Deixe um comentário Go to comments

De acordo com o jornal O Globo, o brasileiro Miguel Nicolelis é um forte cadidato a levar o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia desse ano. O Prof. Miguel Nicolelis foi possivelmente indicado ao prêmio pelas suas pesquisas em neuropréteses, que são implantes de eletrodos em neurônios de cérebro de animais. A sua pesquisa vem atraindo os olhares de muitos cientistas, tanto que ele foi convidado a proferir uma palestra na Fundação Nobel em 15 de novembro de 2007, algo que é reservado a somente quatro pessoas ao ano; e também foi listado no 10 EMERGING TECHNOLOGIES THAT WILL CHANGE THE WORLD, que é uma lista de tecnologias emergentes que irão mudar o mundo.

O Miguel Nicolelis é formado em Medicina pela USP, e fez o doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas também da USP. Logo em seguida ao doutorado fez um pós-doc na Universidade Hahnemann, e atualmente está trabalhando na Universidade de Duke e no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmund e Lily Safra (IINN-ELS), instituto de pesquisa fundado por ele através de uma doação de $25 milhões da Lily Safra.

O IINN-ELS foi criado por uma iniciativa do Miguel Nicolelis, do Sidarta Ribeiro e do Claudio Mello, neurocientistas brasileiros que queriam criar um centro de pesquisa em neurociência que seria referência internacional. O instituto tem poucos anos de vida ainda, mas já pode dar o primeiro prêmio Nobel pro Brasil, algo que seria muito bom não somente pra o desenvolvimento da pesquisa dessa área no Brasil, mas também pra valorização da criação de institutos de pesquisa privados no Brasil, algo que está se tornando necessário pra o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.

O IINN-ELS vem chamando a atenção esse ano, na edição de janeiro de 2008 da Scientific American, foram divulgados três artigos sobre a potílica de investimento em pesquisa no Brasil e sobre o IINN-ELS: Brazil’s Options for Science Education; Building a Future On Science e Building the Knowledge Archipelago. Será que não seria cabível um instituto de Física parecido com esse?

O anúncio do ganhador do Prêmio Nobel de Mecidina e Fisiologia de 2008 será feito no dia 6 de outubro de 2008, na segunda-feira.

  1. Leonardo
    sábado, 4 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 16:16:06 EST

    Ele foi indicado ou é possível que tenha sido indicado?

  2. lseixas
    sábado, 4 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 16:30:27 EST

    Leo, acabei de corrigir. Fui sem querer pelos comentários que ouvi na universidade. Obrigado pela correção.

  3. lseixas
    sábado, 4 out 2008; \40\UTC\UTC\k 40 às 16:37:27 EST

    Um outro comentário, sendo que agora vai ser mais uma opinião pessoal. Vários brasileiros já foram indicados ou possivelmente indicados aos prêmios Nobel. Mas esse caso é interessante não somente pela pesquisa dele, que por si já é bastante interessante, mas também pela política de investimento em instituto de pesquisa público-privado. Se ele ganhar vai ser bem mais interessante do que qualquer outro brasileiro ganhar tivesse ganho. Acho que da forma que o IINN-ELS foi criado e pretendem expandir, uma simples indicação mesmo já seria uma mão-na-roda pro negócio de vários institutos progredir de vez.

  4. Guilherme Sadovski
    segunda-feira, 6 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 às 08:19:31 EST

    Olá a todos, com muito prazer que estou aqui acompanhando esse novo projeto de vocês!🙂 Ao ver essa notícia fiquei surpreso, pois, a algum tempo atrás, lembro-me de ter assistido a intrevista deste neurocientista no Programa do Jô (fora uma entrevista interessantissima, por sinal).
    Dando uma pesquisada achei o video linkado abaixo:

    http://programadojo.globo.com/Programadojo/0,6993,VPJ0-7524-261654,00.html

    Mas, está ai a dica, talvez seja possível achar esta entrevista em .tor ou programas de compartilhamento de arquivos.
    ^^’

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: