Início > Economia, Economia Brasileira, Politics > A Crise Financeira…

A Crise Financeira…

sábado, 11 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 Deixe um comentário Go to comments

A crise econômica que atualmente afeta o mundo inteiro, tem sido o foco de mutias notícias ultimamente. Em particular, para um resumão do que está em jogo, vcs podem dar uma lida em Understand the Financial Crisis — esse é um Wiki feito pelo pessoal da Wired; é só rolar a página e se divertir.

Porém, duas reportagens me deixaram oficialmente estressado:

  1. Paulson Warns Of “Fragile” Economy;
  2. A Look At Wall Street’s Shadow Market.

Ambas foram feitas pelo programa 60 minutes, que é um dos programas mais bem sucedidos da televisão norte-americana, sendo o jornal televisivo mais assistido, e celebrou seu aniversário de 40 anos em Setembro de 2008.

Como vcs podem ver (tanto no vídeo quanto na transcrição), nos dois programas que foram ao ar em finais-de-semana consecutivos, houve uma menção em cada um do seguinte fato: os Físicos e Matemáticos, os “PhDs de Wall Street”, como seus modelos numéricos, não-humanos, frios, nunca viram a crise chegando.

Uma das primeiras coisas que me deixa nervoso com esse tipo de insinuação é a retórica de que “modelos matemáticos”, por alguma razão, não são “humanos” o suficiente pra lidar com todas as variáveis que modelam o “mercado”. Como se modelos matemáticos precisassem ter alguma característica fundamental para poder modelor correta e precisamente qualquer fenômeno da Natureza. Depois da Mecânica Quântica, da Relatividade Geral, de irmos pra Lua, dos Computadores, da Internet, e tudo o mais que a Ciência criou… inclusive as estatísticas usadas ao longo de ambos os programas em questão para justificar a lógica sendo explicada e desenvolvida ao longo da reportagem… ainda assim, os repórteres/editores se viram na necessidade de usar uma retórica reminiscente das “Science Wars” — vcs podem ler mais sobre as “science wars” na seguinte resenha: Phony Science Wars.

É um absurdo acreditar que a mesma ciência que, de um lado corrobora a lógica sendo usada (através de dados estatísticos, gráficos e inferências), por outro lado não é suficientemente robusta para modelar o famigerado “mercado”.

O que me leva diretamente ao segundo ponto que me deixa tenso: A mesma “ciência” que errou tão profusamente de um lado, faturou bilhões de dólares do outro — basta seguir o faturamento de duas firmas pra se perceber tal fato:

Durante o mesmo período em que essas duas empresas (hedge funds) tiveram seus maiores faturamentos (2007–2008), bancos como o Citigroup e Merrill Lynch tiveram suas maiores perdas! Ou seja, a mesma razão pela qual uns tiveram seus maiores faturamento, outros tiveram suas maiores perdas.

Simplesmente não é possível que essa “ciência”, que já está soando como “magia negra”, só funcione de um lado dessa cerca, só funcione para algumas empresas mas não para todas.

É claro que essa não é a resposta… a resposta só pode ser uma: existe gente competente e gente incompetente — é simples assim. Pra se arrumar um emprego na Renaissance Tech ou na D.E. Shaw, o processo de seleção é árduo e duro: é preciso se saber muito mais que “matemática financeira”… é preciso realmente se conhecer o que está em jogo: até aplicações de Cadeias de Monte Carlo, Finanças Quânticas, Teoria dos Jogos e Teoria de Jogos Quânticos!

Portanto, o simples fato de que esses dois exemplos conseguiram não só se safar, mas mais ainda, conseguiram faturar alto, pelas mesmas razões que levaram outros bancos à falência, mostra claramente que não é problema da Ciência, nem de ser fria, nem de ser não-humana… mas sim das pessoas contratadas pra fazer algo que não conhecem bem.

Mais ainda, qualquer um que tenha um amigo(a) trabalhando em bancos de investimento, os famosos Analistas Quantitativos, sabe muito bem como essa dinâmica funciona: em geral, quants são vistos como não sendo tão capazes quanto os brokers, aquela galera que fica no chão da bolsa, gritando furiosamente pra comprar ou vender ações… seguindo os modelos desenvolvidos pelos quants. É ainda aquele resquício primitivo da natureza humana…😥

Pior do que tudo isso é o fato de que o mercado de Hedge Funds é completamente desregulamentado — i.e., a mesma razão que está sendo dada para toda essa quebralheira que está havendo, é a que permitiu que Hedge Funds como os exemplificados acima faturassem alto.

Portanto, a palavra de ordem não é que Físicos ou Matemáticos e seus modelos não sabiam o que estavam fazendo… mas sim que havia muita incompetência sendo distribuída por Wall Street afora. Engraçado, não: ao invés de se mistificar o mundo, dizendo que a Ciência só funciona de um lado da cerca, mas não do outro (retomando as “Science Wars”), tudo parece que faz sentido quando se nota a obviedade em questão: gente mal preparada causou danos incríveis.

Infelizmente, para se poder olhar a realidade na cara e enfrentá-la com dignidade, é preciso coragem… coragem para poder admitir que crimes foram cometidos… tanto que o FBI já está investigando toda essa bagunça

É isso aí… agora deixo vcs com alguns links para maiores diversões:

[]’s.

Atualizado: Isso tudo me fez lembrar do filme Wall Street. Vem bem a calhar, não?!

  1. lopesdesa
    sábado, 11 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 às 19:59:08 EST

    Vou passar alí na Renaissance Tech. para pedir um emprego. Tem uma filial aqui do lado de casa.😛

  2. Caio
    domingo, 12 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 às 14:09:57 EST

    Para ver: Eu aconselho olhar os fundos quants aqui do Brasil e ver que, mesmo sendo ainda novos e sem muita estrutura, eles como eles tem se saido na crise, e comparar com os fundos tradicionais.

  3. domingo, 12 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 às 14:45:03 EST

    Pô, Caio, vc bem que poderia fazer um resumão disso que vc mesmo sugeriu, não?😉

    []’s.

  4. Caio
    domingo, 12 out 2008; \41\UTC\UTC\k 41 às 15:30:14 EST

    Pode ser! Vou preparar um depois aqui!

  5. Rafael
    segunda-feira, 25 maio 2009; \22\UTC\UTC\k 22 às 10:51:31 EST

    Seria muito interessante este resumo sugerido pelo Daniel.

    Abs.

  1. domingo, 26 out 2008; \43\UTC\UTC\k 43 às 09:04:05 EST
  2. terça-feira, 10 mar 2009; \11\UTC\UTC\k 11 às 12:06:42 EST
  3. quinta-feira, 26 mar 2009; \13\UTC\UTC\k 13 às 12:21:01 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: