Início > Brazilian Politics, Economia Brasileira, Personal > Como reconstruir o Brasil…

Como reconstruir o Brasil…

quarta-feira, 15 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 Deixe um comentário Go to comments

Acabei de trombar no seguinte artigo:

Ele foi escrito por Jeffrey Sachs (mais sobre ele em Wikipedia: Jeff Sachs e Project Syndicate: Jeffrey D. Sachs) e mostra claramente um plano para lidar com os problemas atuais nos USA.

Na verdade, a minha pergunta é: Existem esforços semelhantes ou análogos no Brasil? Ou, em outras palavras, Qual é o Plano de Nação para o Brasil? Ou seja, onde queremos estar em 10, 15, 20, 30, 50 anos?! Quem são os nossos pensadores e intelectuais que vêm à público (o artigo acima apareceu não só na Internet, mas também na revista “Fortune”) se manifestar a respeito dessa quetão (assim como fez o Jeff Sachs, no artigo acima)?

Uma das poucas respostas que eu conheço para a pergunta acima é, Projetos de Brasil.

Um outro esforço que eu também conheço é: O BRASIL TEM JEITO? (ISBN: 857110932X, ISBN-13: 9788571109322) e O BRASIL TEM JEITO?, V.2 (ISBN: 853780035X, ISBN-13: 9788537800355).

Mas, fora isso, confesso, não conheço muito mais… claro, estou filtrando todo tipo de ‘crackpots’ e porcarias afins — só estou me concentrando em esforços sérios, científicos, robustos.

😕

P.S.: Me lembro dum congresso que houve na Brown sobre o Brasil (a Brown tem um excelente conjunto de brasilianistas, incluindo o Skidmore“Coleção Skidmore” da Biblioteca da Brown) que reunia gente de vários lugares dos USA e Europa, incluindo o FHC, Skidmore e outros mais (que certamente estão sendo injustiçados pela minha falha memória). Num dado momento, eu perguntei sobre o “Projeto de Nação para o Brasil”… o silêncio e a pausa longa foram claros e notórios… seguidos de uma enxurrada de frases soltas, sem significado. Lembro também de alguns colegas, pegando no meu pé (brincando, como bons brasileiros que somos) depois da palestra, falando que aquilo não era pergunta que se fazia…

  1. fabioprasouza
    quarta-feira, 15 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 22:16:53 EST

    O Brasil nao tem projeto a longo prazo.

  2. quarta-feira, 15 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 22:50:29 EST

    Lembro-me de umaentrevista do Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concedida à Carta Maior em maio passado a certa altura Pochmann diz: “O Brasil está carente de uma visão de longo prazo, uma visão que unifique o governo e a sociedade. Este é o papel que o presidente Lula incumbiu ao ministro Mangabeira Unger e ao Ipea: produzir uma visão de longo prazo, uma orientação que possa dar convergência econômica e política ao país, que o coloque daqui a alguns anos em um patamar muito superior nestes aspectos ao verificado atualmente. Assim, estamos construindo um plano que deve ser participativo, que tenha as diferentes visões da sociedade”.

    Como podemos notar, só blablabla companheiro!

  3. Guilherme Sadovski
    quinta-feira, 16 out 2008; \42\UTC\UTC\k 42 às 01:45:42 EST

    Percebe-se a falta de visão a longo prazo apenas observando a opnião da sociedade sobre a importância da educação.
    Não entendo como as pessoas não conseguem visualizar que a educação resolveria a grande maioria dos males que aflige nossa sociedade atualmente.

    Ѽ’s

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: