Início > Ars Physica, Physics > BRST ganha prêmio de Física Matemática

BRST ganha prêmio de Física Matemática

quarta-feira, 22 out 2008; \43\UTC\UTC\k 43 Deixe um comentário Go to comments

Carlos Becchi, Alain Rouet, Raymond Stora e Igor Tyutin — BRST — receberão ano que vem o Prêmio Dannie Heineman de Física Matemática da Sociedade Norte-americana de Física (APS), um dos prêmios mais prestigiados da física teórica (veja a lista dos laureados). Alguns dos colaboradores desse blog conhecem muito bem este trabalho😉

Os quatro são responsáveis por descobrir uma simetria que leva o nome deles dentro das teorias quânticas de gauge, que incluem o Modelo Padrão da física de partículas como exemplo, e mais tarde generalizada para teorias de campo gravitacionais e teorias de cordas. A importância da simetria BRST é que ela permite um método sistemático para escrever uma teoria quântica consistente partindo de uma teoria clássica que possui vínculos — como aqueles que se aprende no primeiro contato com mecânica Lagrangeana. A técnica permitiu uma demonstração elegante e completa da renormalização das teorias de gauge por Becchi, Rouet e Stora, mais tarde generalizada por I. A. Batalin e G. A. Vilkovisky em termos de um formalismo útil para analisar a renormalizabilidade de qualquer teoria de campo. A simetria BRST levou a várias outras descobertas teóricas técnicas.

Ano que vem também receberá o prêmio Sakurai de física teórica de partículas R. Keith Ellis,
Davison E. Soper e John C. Collins pelos seus vários trabalhos dos cálculos perturbativos da QCD para experimentos de altas energias que permitiram estudar e testar em detalhes a QCD e teorias efetivas de hádrons, tais como a teoria efetiva de quarks pesados (conhecida pela sigla HQEFT, que rendeu o prêmio Sakurai a seus descobridores, Wise e Isgur, em 2001).

A lista completa dos ganhadores dos Prêmios da APS de 2009 está disponível aqui.

  1. Áureo Ferreira
    quarta-feira, 22 out 2008; \43\UTC\UTC\k 43 às 16:09:07 EST

    Excelente post, principalmente por mostrar para os novatos como Eu que nem só de Nobel vive a Física. Sinceramente nem imaginava que essas premiações existissem.
    🙂

  1. sábado, 25 out 2008; \43\UTC\UTC\k 43 às 22:22:40 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: