Tecnologia de Educação em Física…
Pra quem gosta de “experimentar” com a educação e aprendizado em Física, esse artigo é bastante interessante:
A sigla PhET significa “Physics Education Technology”, que é um projeto onde o resultado de pesquisas que mostram que alunos aprendem melhor quando eles constroem o próprio entendimento de idéias científicas [dentro do arcaboço do conhecimento que eles possuem], é posto em ação via o uso de simulações interativas, possibilitando que os alunos tenham um engajamento ativo com o conteúdo.
O webite oficial do PhET é,
Outra que vai no mesmo espírito é a seguinte:
(Em particular, eu recomendo também o artigo Meta Math! The Quest for Omega; foi nele que li, pela primeira vez, o termo Matemática Experimental, direto da boca do G. Chaitin — esse aqui é pro Fábio: Epistemology as Information Theory: From Leibniz to Omega.)
Essas idéias não são particularmente novas (no meu primeiro ano do CCM eu tive aulas de matemática com o Prof. Jacob Z. Sobrinho, que dava laboratórios semanais na sala de computação, fazendo a gente “testar” o que aprendeu em sala de aula — o mesmo aconteceu com o nosso curso de computação, que sempre resolvia problemas que a gente estava aprendendo em outras matérias, como química, biologia e física), mas ainda continuam sendo inovadoras (por razões que me fogem).
Nesse mesmo espírito, quero aproveitar e citar a palestra sobre educação que assisti recentemente, ministrada por Ed Redish. Ele faz parte do Physics Education Research Group (PERG), e a maioria dos trabalhos dele podem ser encontrados em Papers and Talks by E. Redish — vale muito a pena dar uma olhada no que tem por aí… muita coisa interessantíssima! (Infelizmente, a palestra que ele deu aqui em Syracuse (ainda?) não me parece estar disponível online. 😛 )
É isso aí… agora é hora de começar a pensar na janta… 😉
[]’s.
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