Início > Educação, IT, Physics, Science > Tecnologia de Educação em Física…

Tecnologia de Educação em Física…

quarta-feira, 12 nov 2008; \46\UTC\UTC\k 46 Deixe um comentário Go to comments

Pra quem gosta de “experimentar” com a educação e aprendizado em Física, esse artigo é bastante interessante:

A sigla PhET significa “Physics Education Technology”, que é um projeto onde o resultado de pesquisas que mostram que alunos aprendem melhor quando eles constroem o próprio entendimento de idéias científicas [dentro do arcaboço do conhecimento que eles possuem], é posto em ação via o uso de simulações interativas, possibilitando que os alunos tenham um engajamento ativo com o conteúdo.

O webite oficial do PhET é,

Outra que vai no mesmo espírito é a seguinte:

(Em particular, eu recomendo também o artigo Meta Math! The Quest for Omega; foi nele que li, pela primeira vez, o termo Matemática Experimental, direto da boca do G. Chaitin — esse aqui é pro Fábio: Epistemology as Information Theory: From Leibniz to Omega.)

Essas idéias não são particularmente novas (no meu primeiro ano do CCM eu tive aulas de matemática com o Prof. Jacob Z. Sobrinho, que dava laboratórios semanais na sala de computação, fazendo a gente “testar” o que aprendeu em sala de aula — o mesmo aconteceu com o nosso curso de computação, que sempre resolvia problemas que a gente estava aprendendo em outras matérias, como química, biologia e física), mas ainda continuam sendo inovadoras (por razões que me fogem).

Nesse mesmo espírito, quero aproveitar e citar a palestra sobre educação que assisti recentemente, ministrada por Ed Redish. Ele faz parte do Physics Education Research Group (PERG), e a maioria dos trabalhos dele podem ser encontrados em Papers and Talks by E. Redish — vale muito a pena dar uma olhada no que tem por aí… muita coisa interessantíssima! (Infelizmente, a palestra que ele deu aqui em Syracuse (ainda?) não me parece estar disponível online.😛 )

É isso aí… agora é hora de começar a pensar na janta…😉

[]’s.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: