Início > Mathematics, Physics, Science > Feliz Aniversário, Norbert Wiener…

Feliz Aniversário, Norbert Wiener…

quarta-feira, 26 nov 2008; \48\UTC\UTC\k 48 Deixe um comentário Go to comments

No dia 26 de novembro de 1894, nascia Norbert Wiener. Ele é uma dessas figuras que não recebe a atenção que merece, tendo feito trabalhos nas áreas de processos estocásticos, processamento de sinais, teoremas tauberianos, teorema de Paley-Wiener, teorema de Wiener-Khinchin, e Espaços de Wiener.

Em particular, esse último resultado é um dos que, pra mim, é dos mais importantes, principalmente quando combinado com os trabalhos dele em processos estocásticos: a aplicabilidade e o espectro de resultados que aparecem em Mecânica Quântica e Teoria Quântica de Campos por causa desses resultados é bastante impressionante — em particular, as formulações matematicamente rigorosas que eu conheço da Equação de Schrödinger são feitas com base nesses trabalhos (compare-a com a equação do calor e pense em termos de continuação analítica); e, no que diz respeito à formulação via Integrais de Trajetória [de Feynman], é possível se utilizar o resultado de que não há medidas de Lebesgue em espaços de dimensão infinita, que implica questões importantíssimas em Teoria Quântica de Campos (isso pra não falar nos teoremas estruturais para medidas de Gauss). Pra entender melhor como amarrar tudo isso, vale a pena dar uma olhada no livro Functional Integration and Partial Differential Equations.

Mas, o campo pelo qual o Wiener é mais conhecido é a cibernética, que ele fundou.

Fecho esse post com alguns artigos interessantes sobre o Wiener:

Diversão garantida!😈

P.S.: E, pra quem estiver procurando por alguma diversão extra… Google Power Searching Tips for Students and Universities.😉

Categorias:Mathematics, Physics, Science Tags:
  1. quarta-feira, 26 nov 2008; \48\UTC\UTC\k 48 às 08:56:30 EST

    Oi Daniel,

    Em tempo, uma notícia triste relacionada: anteontem (2008-Nov-24), morreu aos 93 anos Kiyoshi Itō, criador do cálculo estocástico. Veja o obituário do New York Times.

    []’s.

  2. quarta-feira, 26 nov 2008; \48\UTC\UTC\k 48 às 10:00:13 EST

    Pedrão,

    Poxa, é verdade… eu vi a notícia e, confesso, fiquei triste… eu não tinha certeza se ele ainda estava vivo… então, descobrir dessa forma não foi agradável.

    O mundo vai ficando mais pobre…
    😥

  3. quarta-feira, 26 nov 2008; \48\UTC\UTC\k 48 às 11:18:04 EST

    Correcao: 24.11 foi a data do obituario acima. Ito morreu no dia 10.11 (o proprio NYT retificou a data do falecimento ontem – que antes tinha sido reportado como no dia 17). Sorry…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: