Início > Ars Physica > LHC: só na 2ª metade de 2009

LHC: só na 2ª metade de 2009

sexta-feira, 5 dez 2008; \49\UTC\UTC\k 49 Deixe um comentário Go to comments

Em conversa particular com meu amigo Thiago Tomei, que colabora no LHC, ele me disse que mais provável o LHC só irá recomeçar em 2010. Bom, agora é oficial.

Os engenheiros terão que trocar o sistema de pressão de parte dos imãs responsáveis por focar os feixes de prótons no anel principal, a fim de evitar que o mesmo incidente do vazamento de hélio líquido se repita. Isso requer esquentar o LHC e remover 53 imãs. Até o momento apenas 2 imãs já foram reformulados. Foi decidido também que os imãs responsáveis por direcionar o feixe ao longo do anel receberão a mesma atualização (isso é em adição aos 53 focalizadores). Está previsto para maio de 2009 a recolocação do último imã, e para o final junho de 2009 o reinicio dos testes do LHC. Talvez ainda em 2009 o LHC faça sua primeira colisão, mais provável que a 10 TeV de energia no centro de massa — o LHC foi projetado para ter feixes com 14 TeV no centro de massa.

Nesse momento os teóricos estão se sentido no limbo: propor modelos novos testáveis no LHC na eminência dos dados chegarem parece supérfluo, mas esse bendito início fica cada vez mais distante…

Todavia, enquanto o LHC não vem, vamos nos conformado com o ATIC, PAMELA e o GLAST/Fermi🙂 — me perdoem o CDF e D0.

  1. Denys
    terça-feira, 5 maio 2009; \19\UTC\UTC\k 19 às 13:06:32 EST

    Na realidade após o incidente, surgiu um propósito de ativação no início de janeiro, logo mais ativar uma máquina dessa não é como ligar um aparelho na tomada, então manter 60 toneladas de hélio líquido abastecendo 27 Km de diâmetro com a temperatura de -271 ºC não seria fácil principalmente quando se trata de um vasamento de 6 toneladas de hélio líquido por causa de uma falha de uma conexão elétrica entre dois imãs, mas uma coisa eu afirmo com clareza, no momento o LHC está passando por reparos, e cada dia que passa parece que eles encontra muitos problemas, então, não ficaria ciente que ele torne a funcionar em outubro de 2009 e sim lá pra 2010.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: