Início > Ars Physica, Educação, FLOSS, IT, Open Source Science, Science 2.0 > Open Source Physics (other sciences too) Lab

Open Source Physics (other sciences too) Lab

terça-feira, 16 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 Deixe um comentário Go to comments

Hoje, enquanto matutava sobre uma idéia antiga que eu tenho desde os tempos da minha graduação em física (não faz tanto tempo assim na verdade :P) ocorreu-me a seguinte coisa: há algum projeto de laboratórios didáticos de física de conteúdo aberto?

Me explico. Eu sempre gostei da idéia de criar experimentos didáticos para alunos de colegial e faculdades de física e sempre achei os que já existem tremendamente chatos e desinteressantes. E eu sempre fiquei muito empolgado ao ver projetos de ciência na internet e pessoas que construiram diversos aparatos bastante complicados e que fizeram parte de experimentos chave na história da física apenas com componentes comprados no Radio Shack. A quantidade de experimentos bacanas de verdade que se pode fazer em casa é grande. Eu já vi lasers, pequenos aceleradores de partículas, bombas de vácuo, telescópios, … uma infidade de coisas feitas em casa. Há projetos na internet como o Open Source EEG – um aparato de eletroencéfalografia de projeto totalmente aberto na web.

Então me ocorreu a idéia: porque não abrir um Open Source Lab, um projeto de desenvolvimento de experimentos didáticos de física sérios, com projetos detalhados abertos na internet com licença copyleft – totalmente aberta ao uso e modificação por qualquer pessoa – focado em recriar experimentos interessantes da história da física.

Há diversas coisas que, estou certo, são possíveis de serem feitas por pessoas que tem um jeito para por a mão na massa e poderiam ser usadas por escolas, universidades em países de terceiro mundo e até empresas que queiram produzir esses materiais para vender a escolas particulares e etc (o que não é proibido por uma licença copyleft).

A idéia é recriar experimentos famosos através de projetos de experimentos didáticos usando a tecnologia moderna, a moderna acessibilidade a recursos que até poucas décadas atrás eram caros e tornar isso um projeto colaborativo através da web de conteúdo totalmente aberto e de acesso gratuito.

A única coisa que me impede de fazer isso tudo é o maldito lado prático da vida. Eu, como legítimo acadêmico, não sei fazer as coisas andarem e não tenho idéia de quem ou o que financiaria um projeto desse tipo e como se viabilizaria uma coisa dessas sem capital próprio (que no meu caso é bem escasso). Universidades teriam interesse? Empresas teriam interesse? Agencias governamentais teriam interesse? Você que está lendo teria interesse?

Ao leitor que estiver interessado e souber lidar com esse tipo de coisa, souber onde se busca patrocínio para esse tipo de projeto e tiver jeito para por a mão na massa em desenvolver projetos desse tipo:  o que estamos esperando?!!

  1. quarta-feira, 17 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 08:53:52 EST

    Oi Rafael,

    Em relacao ao segundo paragrafo… Links! Cade os links?? Pleeassse…😛

    []’s.

    • quarta-feira, 17 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 10:35:16 EST

      Oi Pedro,
      desculpe a falta de links. Eram 3 da manhã quando eu escrevi isso e eu tava doido para compartilhar logo antes que a empolgação passasse, mas eu também tava doido para ir dormir😛 .

      Eu tinha mesmo feito a anotação mental de procurar os links depois para colocar e acabei esquecendo. Não se preocupe, vou encher esse post de links de projetos interessantes.

  2. Tom
    quarta-feira, 17 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 11:19:02 EST

    Poderíamos ir nos organizando e colocando esses links num wiki. A produção colaborativa seria mais eficiente, acredito.

    Talvez podemos usar A Tal da Fisica ou abrir um projetinho no Wikia. Gostaria do URL ataldafisica.wikia.com, se formos para o Wikia, pois acho esse nome uma boa paródia do livro popular de um picareta que fala por aí.

  3. quarta-feira, 17 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 19:48:13 EST

    Rafael, você já tem uma lista de experimentos que devem fazer parte do Open Source Lab?

  4. quinta-feira, 18 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 12:05:58 EST

    Eu acho que vcs preciam de 2 coisas:

    (1) Mirar esse esforço um pouco melhor; &

    (2) Procurar por “Open Notebook”!😛

    Existem toneladas de experimentos de Física Básica que vão sob o nome de “Demo Lab”, i.e., “Demonstration Lab”; vale a pena procurar por aí… tenho certeza de que vcs vão encontrar bastante coisa.😉

    []’s.

  5. Jean Júnio
    domingo, 21 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 às 19:33:35 EST

    Muito boa a idéia Rafael. Se eu conseguir montar o meu “centro científico” algum dia, eu serei um dos que irão fazer e financiar este tipo de atividade. Tentarei desde já fazer algo.
    =P

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

