Início > Ars Physica > E se?

E se?

sexta-feira, 19 dez 2008; \51\UTC\UTC\k 51 Deixe um comentário Go to comments

No blog Beackreaction, os autores criaram uma série de tópicos intitulados What if? onde estão sendo propostos “universos alternativos” onde algum fenômeno natural é sutilmente diferente do nosso ou ainda onde algo absurdo acontece subitamente.

Eu não tenho tanta energia quanto eles para criar tantos What if? mas eu gostei muito da idéia. Principalmente quando as perguntas estão diretamente relacionadas com a física. Na física, e talvez também nas outras ciências mas não poderia ter certeza, as subáreas de pesquisa estão cada vez mais distante uma das outras e até vemos, por vezes, pessoas se destacando no meio acadêmico justamente porque conseguem fazer essa comunicação. É legal então ver pessoas com formações bem diferentes opinando juntas sobre uma pergunta.

Eu terminei criando três “E se?” no orkut que deram, dentro do possível, bons frutos. Para quem quiser ler:

E se? (volume 1) – E se a força fraca não existisse?

E se? (volume 2) – E se a Terra tivesse um campo elétrico em vez de magnético?

E se? (volume 3) – E se M_{Plank}\simeq VEV_{Higgs}\simeq \Lambda_{QCD}?

Se eu tiver mais alguma boa idéia eu coloco aqui no blog.

Categorias:Ars Physica
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

