Início > Ars Physica > Quando o universo está expandindo, ele pode fazer você chegar atrasado no trabalho

Quando o universo está expandindo, ele pode fazer você chegar atrasado no trabalho

sexta-feira, 23 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 Deixe um comentário Go to comments

Já é uma piada velha, mas para quem ainda não conhece, é de um ensaio do Woody Allen:

Eu acordei na sexta-feira e porque o universo está em expansão levou-me mais tempo que o de costume para alcançar meu roupão. Isso me fez sair atrasado para o trabalho … Por favor, tenha em mente que um homem em uma nave espacial próximo da velocidade da luz aparentaria estar na hora certa ao trabalho — ou talvez até um pouco adiantado, certamente melhor vestido. Quando eu finalmente cheguei ao escritório e aproximei-me do meu chefe, Sr. Muchnick, para explicar o atraso, minha massa aumentava a medida que me aproximava dele, o que ele interpretou como um sinal de insubordinação.

E já que hoje é sexta-feira e estamos mais atrasados que de costume para o trabalho por causa da expansão do universo, outro pedaço de humor na física: The Crackpot Index (tradução do Prof. João Carlos O índice de birutice)🙂 Veja, por exemplo, alguns dos itens:

  • 1 ponto para cada declaração sobre a qual a maioria concorde que é falsa.
  • 5 pontos para cada uma dessas declarações que, após uma correção cuidadosa, o autor insista em teimar.
  • 5 pontos para o emprego de uma experiência teórica que contradiga os resultados de uma experiência real largamente acreditada.
  • 10 pontos para cada afirmação de que a mecânica quântica é fundamentalmente errônea (sem provas concretas)
  • 10 pontos por argumentar que, embora uma teoria corrente, bem estabelecida, preveja os fenômenos corretamente, ela não explica “por que” eles ocorrem, ou não consiga explicar um “mecanismo”.
  • 10 pontos para cada comparação favorável de você com Einstein, ou qualquer argumento de que a as Teorias da Relatividade, Especial e/ou Geral, são fundamentalmente erradas (sem provas concretas).

Já identificou algum biruta?🙂 tsc tsc😛

Categorias:Ars Physica Tags:
  1. sexta-feira, 23 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 11:15:03 EST

    Leo,

    Só pra constar uma “Nota do Tradutor”: ‘Special Relativity’ é traduzida como “Relatividade Restrita”, e não “Especial”.
    😉

    []’s.

  2. sábado, 24 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 06:10:55 EST

    Bom, em livros mais antigos a expressão era de fato
    vertida para a última flor do Lácio na forma acima,
    e ainda o é em vários textos de divulgação científica. Acho que nem a tradução nem o comentário do Daniel machucam o leitor…😉

    Ah, e mais do mesmo (about crackpots, that is…)😀

    http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

    com citações de Monty Python:

    Bom fim de semana a todos!

  3. domingo, 25 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 04:34:10 EST

    Acho que mandei um comentário que se perdeu no limbo…

  4. Leonardo
    domingo, 25 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 13:43:01 EST

    Pedro, tinha ido parar na pasta “Spam”

  5. domingo, 25 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 16:30:21 EST

    Valeu!

  6. domingo, 25 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 16:37:28 EST

    Ah, já ia me esquecendo: outras traduções possíveis para “crackpot” poderiam ser “picareta” ou “charlatão” – de fato, o termo que o Siegel usa no link que eu mandei acima é “quack” ao invés de “crackpot”, que de fato significa “charlatão”, especialmente em medicina
    (“quack in the strictest sense”…)

  7. Leonardo
    domingo, 25 jan 2009; \04\UTC\UTC\k 04 às 19:16:42 EST

    No dicionário Oxford,

    crackpot |ˈkrakˌpät| informal
    noun
    an eccentric or foolish person.

    Acho que fica melhor algo como sandice mesmo. A palavra charlatão denota que a pessoa é intencionalmente falsa e mentirosa, o que não (parece) o caso.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

