Início > Ars Physica, Physics, Science > Ars Physica começando a entrar na Wikipédia em português

Ars Physica começando a entrar na Wikipédia em português

segunda-feira, 9 fev 2009; \07\UTC\UTC\k 07 Deixe um comentário Go to comments

“Imagine um mundo onde qualquer ser humano posssa ter livre acesso a soma de todo conhecimento produzido.”

Será um post curtinho, pois acho que isso deve ser melhor discutido nas próprias páginas da Wikipédia. Primeiramente, gostaria de divulgar a página de um projeto cujo objetivo é organizar a edição de artigos de física da Wikipédia em português. Você pode verificar a lista de outros projetos parecidos aqui, Projetos em curso da Wikipédia, alguns deles relacionados a outras áreas da Ciência.

Recentemente criei um tópico na lista do Brasil Ciência pedindo uma comparação entre algumas outras enciclopédias que surgiram depois da Wikipédia, também de caráter coaborativo, mas com uma filosofia muito diferente, vejam Wikipedia vs. Citizendum vs. Scholarpedia vs. alguma outra. Os comentários do Rafael e Daniel foram interessantes. Há também um tópico nessa lista de discussões que o Daniel criou para organizarmos nossas contribuições na Wikipédia, vejam »» Wikipédia ««.O Rafael disse ter começado com o artigo sobre Supersimetria.

Alguns aqui do Ars Physica já contribuíatam para a Wikipédia em português: o Caio no artigo sobre paradoxo dos gêmeos, o Rafael Calsaverini falando sobre cópula – não se espantem, é outra cópula! -, o Rafael Lopes em mais de um artigo, o Adriano melhorou um artigo sobre consevação de energia que editei – alguém mais? Mas o que eu gostaria é de sistematizarmos melhor nossa contribuição e estabelecermos prioridades sobre quais artigos vamos ajudar a melhor primeiro. Na página do projeto, há uma interessante tabela que acho que podemos começar a editar, vejam Matriz qualidade/importância.

Podemos ir discutindo na página de discussão do projeto ou, quem não está tão familiarizado com o esse formato wiki (sugiro familiarizar-se), no campo de comentários aqui desse post de blog ou no tópico da lista de emails sobre a Wikipédia.

Por fim, gostaria de destacar que um capítulo da Fundação Wikimedia está chegando no Brasil, vejam Wikimedia Brasil. Tentando me envolver e ajudar com o projeto, estou começando a entender um pouco mais a organização da Wikipédia e seus projeto (mesmo assim, ainda sou um bebê!). Por isso acabei descobrindo esse projeto de física, por ter ajudado com uma lista de artigos relacionados a Cultura Livre (que quero ajudar a melhorar!). Também vale a pena ler a carta de princípios que está sendo elaborada pelo pessoal ativo para criar um capítulo da Wikimedia no Brasil, vejam Carta de Princípios.

Sugiro aos meus amigos do Ars Physica, que toparem ajudar, a colocar seus logins da Wikipédia em português na lista de participantes da página do projeto. Agora é colocar as mãos na massa!

  1. terça-feira, 19 jan 2010; \03\UTC\UTC\k 03 às 09:31:56 EST

    gostei ao ler sobre esta pagina,ela e muito inteessante.

  1. quarta-feira, 11 fev 2009; \07\UTC\UTC\k 07 às 21:14:14 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: