Início > orkut, Personal, Physics, Science, Scientific Politics > Impasses e trolls: maturidade social…

Impasses e trolls: maturidade social…

quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 Deixe um comentário Go to comments

Foi trazido à atenção da Moderação da Comunidade de Física do Orkut um acontecimento um tanto curioso: O blog Bule Voador — de natureza explicitamente cética — publicou uma matéria absolutamente pseudo-científica, cuja retórica tenta esconder esse pseudo-cientificismo atrás duma aparente “censura”. Eis o post em questão: Convidados – Preconceito e Censura na Comunidade de Física do Orkut.

Por uma questão de transparência e completude lógica, eis os únicos tópicos (em ordem cronológica — atentem para as datas em cada tópico) onde o autor do post acima, assim como suas reinvindicações e seu comportamento, são tratados:

Isso posto, vamos aos comentários pertinentes. Antes de tudo, porém, eu gostaria de agradecer ao Marcelo “Druyan” Esteves, autor do blog Bule Voador, por ter gentilmente trazido esse assunto a nossa atenção e por ter cedido um espaço para uma possível réplica: Obrigado Marcelo, foi realmente gentil e atencioso da sua parte ter tomado essa atitude — é realmente impossível manter-se atualizado a respeito de blogs interessantes e estimulantes numa blogosfera que pipoca milhares de novos blogs diariamente: essa é a razão pela qual nenhum de nós, membros da Moderação da Comunidade de Física do Orkut, não tomamos ciência desse fato anteriormente. Porém, duma próxima vez, eu te aconselho a usar o mecanismo de trackbacks (às vezes, também chamado de pingback) que todos os softwares de blog possuem: dessa forma (i.e., se vc tivesse feito um trackback para algum post apropriado aqui no AP, por exemplo, o post Quem somos nós?), nós teríamos sido informado desse fato dum modo mais direto e automatizado.

Agora sim, vamos ver o que está acontecendo com a tal “censura” e “preconceito” na Comunidade de Física. Porém, antes de tudo, é preciso tomarmos sabermos quais são as regras da comunidade — assim, sabendo quais são as regras (i.e., qual é o conteúdo permitido na Comunidade), podemos inferir sem maiores dificuldades quais os assuntos que não são pertinentes. Eis as regras,

Portanto, com as regras em mãos (basta seguir os links acima e lê-los), precisamos apenas de mais um ingrediente para podermos começar a tirar as devidas conclusões lógicas desses acontecimentos.

Eis esse ingrediente: Uma Comunidade no Orkut não é como um país, por exemplo. Vejam, ao passo que, no Orkut, vc escolhe as comunidades que quer participar, não é possível vc escolher o país onde nasce — essa decisão, infelizmente ou não, cabe aos seus pais. Portanto, diferentemente da discussão de “democracia” ou “liberdade de expressão” que acontece no âmbito de uma organização social chamada “país”, o mesmo não se aplica para uma organização social no Orkut, i.e., para uma Comunidade do Orkut. A razão para isso não é complicada: se há um conjunto de regras que rege uma determinada comunidade, quando alguém se afilia aquela comunidade, o mínimo que se pressupõem é que esse indivíduo esteja de acordo com as tais regras, i.e., se assume que, se o indivíduo se juntou aquela comunidade, ele tem a responsabilidade social de seguir essas regras [previamente estabelecidas].

Se essa pessoa discorda dessas regras, ela tem duas opções:

  1. Começar sua própria comunidade, onde ela pode escolher e estabelecer as regras que bem escolher ou quiser; ou
  2. Antes de se afiliar a comunidade, discutir as regras num foro apropriado; no caso, essa discussão deve acontecer na Comunidade da Moderação.

A partir de agora, temos todos os ingredientes necessários pra avaliar o ocorrido. A pessoa em questão, autor do post citado no parágrafo de abertura, violou as regras da comunidade: oras, ela se afiliou a comunidade mas não respeito as regras da mesma! E, como se isso não bastasse, ela ainda teve o displante de reclamar da atitude posteriormente tomada pela Moderação.

Portanto, essa não é uma questão de “censura” muito menos de “preconceito”, mas sim uma questão de respeito e de responsabilidade:

  • Respeito : para com os outros membros da Comunidade, assim como para com a Moderação, em se comportar de acordo com as regras já estabelecidades da comunidade (ao invés de fundar sua própria comunidade com suas regras preferidas, ou de discutir a validade e pertinências das regras em questão antes de se juntar à Comunidade de Física); &
  • Responsabilidade : em arcar com as conseqüências de seus próprios atos (que violam as regras que essa pessoa, em princípio, aceitou respeitar para ser membro da comunidade em questão).

Portanto, resumindo os fatos: existem regras numa comunidade ⇒ a pessoa se afilia a tal comunidade (o que implica em concordar em respeitar tais regras, assim como em assumir as responsabilidades quando tais regras forem violadas) ⇒ essa pessoa viola as regras ⇒ a pessoa é punida por tal transgressão (mesmo que tal punição tenha levado mais de 1 ano pra acontecer — basta checar as datas das referências já citadas acima).

Como uma seqüência lógica dessas pode ser taxada de “preconceito” ou de “censura”?! Vc escolhe pertencer a uma comunidade apenas para sabotá-la?! Desde quando isso é um comportamento cívico?!😥

De fato, não há palavras para descrever o tamanho do impasse lógico e da imoralidade que esse tipo de comportamento representam: respeito e responsabilidade são um conjunto mínimo de características necessárias praquilo que eu chamo de maturidade social, que é o necessário para uma vivência harmônica e solidária dentro duma determinada comunidade (quer seja dentro do Orkut ou fora dele).

Porém, dentro da cybercultura, esse tipo de comportamento ilógico e anti-cívico já é conhecido e devidamente classificado há tempos: chama-se Troll. Em particular, um comportamento típico freqüentemente associado a ‘trolls‘ é o de flame-baiting, assim como o de social gadfly.

Dessa forma, a análise feita aqui provê a desconstrução dos “argumentos” usados no post citado no primeiro parágrafo — mais especificamente, essa réplica representa o fisking e o anti-idiotarianism (aplicado aqui no sentido de lutar contra o fanatismo pseudo-científico) daqueles “argumentos”.

Por fim, quero lembrar a famigerada Lei de Godwin, e dizer que — uma vez que já estamos tendo que falar de “censura” e “preconceito”, assim como (logicamente correlata) de “liberdade de expressão” (vale lembrar também da Lei da Controvérsia de Benson) — estamos no caminho certo indicado pela Lei de Godwin: daqui a pouco, essa virará uma discussão sobre “ditadura”, “fascimo” e “nazismo”!

Como sempre, uma boa lista dos participantes no tipo de discussão que se quer estabelecer com uma retórica tão volátil e enviesada, é a seguinte:

Mas, nós aqui do AP, da Comunidade de Física e da Moderação da Comunidade de Física, já estamos vacinados contra esse tipo de comportamento — principalmente dado os longos anos que alguns de nós já têm de experiência em lidar com esse tipo de caso.

Portanto, espero que todas as possíveis dúvidas tenham ficado esclarecidas e retificadas.

  1. Leonardo
    quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 13:46:42 EST

    Só um comentário sobre o post reclamando da tal censura, ele fala que experimentos indicativos de emaranhamento entre mentes foram publicados na Nature e na Science, sem dar referências, no entanto. O cara realmente está delirando alto…

  2. Renan
    quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 13:48:30 EST

    O tal do Victor Moura é um troll clássico do orkut, agindo principalmente na Céticos S.A.

    Não sei nem o que deu no dono do Bule Voador para republicar o artigo tosco que o Vitor escreveu para fazer seu mimimi.

    • quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 13:54:46 EST

      @ Renan,

      Concordo. O Código de Conduta dos Bloggers diz explicitamente que o dono dum blog é o responsável por aquilo que aparece escrito no blog dele (quer seja em forma de “comentários”, quer seja na forma de “posts convidados”).

      Portanto, dado que o dono daquele blog é um jornalista, eu acho, no mínimo, muito esquisito que ele tenha efetivamente publicado tal post sem nem ao menos nos consultar antes, no intuito de ouvir os dois lados dessa estória. Até onde eu saiba, todo jornalista deve conferir suas fontes e sempre tentar manter o tom informativo, sem viés, de suas palavras.

      Não me parece ter sido isso que aconteceu, uma vez que nós só fomos informados sobre esse post hoje (2009-Feb-25) — ou seja, bem depois da publicação do infâme.

      []’s.

  3. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 15:28:46 EST

    Esse flamewarriors.com é muito engraçado… ahuahuahuaha.

    • quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 15:49:37 EST

      😎

  4. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 15:54:31 EST

    E pra que não digam que eu estou “velho e rabugento”, fica a prova:

    The Teenager Audio Test — eu passei!😛
    😈

    []’s.

  5. Fabiano
    quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 17:42:14 EST

    Como o amigo já disse, o Vitor Moura é defensor árduo da pseudociência. Ontém mesmo ele tinha criado um tópico na Céticos SA sobre homeopatia dizendo que a afirmação “sem moléculas, sem efeito” era dogmática😀
    Isso sem falar do jeito que ele “defende” suas idéias. Quem quiser pode ir olhar na comuna o tópico “Marcelo Gleiser e os livros mais ‘leves'” e ler as postagens do Vitor. Dignas de um troll😛

  6. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 18:34:12 EST

    Oi pessoal!

    Aceito a crítica e faço minha autocrítica. Deveria, realmente, ter entrado em contato com a Comunidade de Física ANTES ou IMEDIATAMENTE APÓS a publicação do post. Foi um erro da minha parte e peço desculpas a todos os que se sentiram atingidos por isto.

    Eu havia convidado o Vitor a publicar um texto na categoria “Convidados” e após algum tempo, no calor – acredito eu – da discussão dentro da comunidade, ele me passou o post.

    Publiquei, acreditando que tão logo fosse ao ar, alguém se manifestaria sobre ele. Escrevi ao final: “O Bule Voador garante o direito de resposta às pessoas ou grupos citados no texto.”

    Como o tempo passou e ninguém postou nada, eu mesmo tomei a iniciativa de entrar em contato com o Daniel, expondo a situação, que estava me deixando com bastante mal estar.

    Sei que isso não justifica meu erro – primário – mas queria apenas explicar melhor como tudo aconteceu.

    Espero que os listeiros da Comunidade de Física perdoem este vacilo. O Daniel já me enviou sua resposta por e-mail, que hoje mesmo será pulbicado no Bule.

    Abraço a todos.

    Marcelo Druyan

    • quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 18:40:07 EST

      Oi Marcelo,

      “Acontece nas melhores famílias…”😉

      O “agravante”, nesse caso, é o fato do tal autor já ser suficientemente bem conhecido nos cículos do Orkut — infelizmente, essa “fama” não é positiva, uma vez que todas as comunidades por onde ele passa ficam com a mesma imrpessão dele: troll. Como diz o ditado, “Do not feed the trolls“.

      Fora isso, eu confeço que achei esquisito um blog “cético” como o seu abrir espaço pro tipo de retórica que o tal autor tem.

      Mas, como eu disse, essas coisas acontecem…

      []’s.

  7. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 18:44:23 EST

    “Porém, duma próxima vez, eu te aconselho a usar o mecanismo de trackbacks (às vezes, também chamado de pingback) que todos os softwares de blog possuem: dessa forma (i.e., se vc tivesse feito um trackback para algum post apropriado aqui no AP, por exemplo, o post Quem somos nós?), nós teríamos sido informado desse fato dum modo mais direto e automatizado.”

    Daniel, embora tenha experiência com outras mídias, sou novo em termos de blog. O Bule Voador foi oficialmente inaugurado em 18 de janeiro e eu ainda não domino o manuseio de trackback e pingback.

    Mas, até em razão deste imbroglio, vou me inteirar do assunto e evitar que episódios como esse voltem a acontecer.

    Grande abraço!

    Marcelo Druyan

  8. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 19:33:50 EST

    Daniel, obrigado pela compreensão.

    Eu conheço o Vitor – via internet – desde 2004. Ele possui um blog dentro do projeto Haaan, chamado “Obras Psicografadas”, no qual se propõe a fazer uma análise crítica de obras ditas psicografadas.

    Certa vez ele me pediu para publicar um texto que eu havia postado na lista do Ceticismo Aberto (o Bule ainda não existia) e eu liberei, numa boa.

    Como retribuição, abri um espaço para ele, quando criei meu próprio blog. Queria, evidente, um texto dentro da linha do Bule, mas como ele me ofereceu a crítica à Comunidade de Física, eu postei.

    O resto você já sabe…

    Estou meio velho pra tomar capote, mas são os tais cinco minutos de vacilo …

    Abraço.

    Marcelo druyan

  9. quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 20:30:50 EST

    Pessoal

    O post escrito pelo Daniel já está disponível em

    http://bulevoador.haaan.com/2009/02/convidados-%e2%80%93-impasses-e-trolls-maturidade-social-%e2%80%a6/

    Também enviei um e-mail com o link, para ciência do Vitor.

    Espero que possamos colocar uma pedra neste episódio.

    Abraços a todos.

    Marcelo Druyan

    • quarta-feira, 25 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 21:17:18 EST

      @ Marcelo,

      Como vc não tem pingbacks habilitados, eu gostaria de pedir que vc pusesse um link no post no seu blog apontando pra esse post aqui: como me parece que vc copiou-e-colou o texto daqui naquele seu post, alguns links e alguma formatação ficaram faltando. Então, acho que seria bom seus leitores terem acesso ao texto original, na sua íntegra, como ele foi “intended”.

      Obrigado pela compreensão.🙂

      []’s.

  10. quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 04:59:23 EST

    Daniel

    Que nada!🙂 Copiar e colar só dá para o texto base (pelo menos no meu editor). Criei link por link, negrito por negrito, itálico por itálico e o smile.

    Eu tinha quebrado dois parágrafos. Um para introduzir o “ler mais” e outro, porque estava muito longo. Os links, de “cybercultura” para a frente, eu deixei sem vinculação, porque achei que não faria muita diferença, no contexto do Bule.

    Mas já consertei tudo, refiz os parágrafos e vinculei os links.

    Além disso, como você pediu, coloquei um link para o texto original, no Ars Physica.

    Um abraço.

    Marcelo Druyan

    • quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 06:35:58 EST

      @ Marcelo,

      Obrigado pela atenção.🙂

      []’s.

  11. quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 07:33:02 EST

    Daniel

    A pedido do Vitor, foram acrescentados bibliografia e links ao texto “Preconceito e Censura na Comunidade de Física do Orkut”.

    http://bulevoador.haaan.com/2009/01/convidados-preconceito-e-censura-na-comunidade-de-fisica-do-orkut/

    Saudações

    Marcelo Druyan

    • quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 08:34:55 EST

      @ Marcelo,

      Olhando as referências postadas agora, a posteriori (algo que sempre me incomoda — referências, como o próprio nome indica, devem ser submetidas para *validar* o ponto sendo construído; e não posteriormente, apenas com o objetivo de trolling), eu tenho duas coisas a dizer:

      (1) Na minha opinião científica, apenas duas delas podem ter validade (Nature e Science) — porém, mesmo assim, eu me reservo o direito de fazer meu “peer review” pessoal; essa é minha liberdade científica e acadêmica da qual não abro mão. O resto dos jornais e referências são absolutamente sem significado *científico* — não vou começar aqui, /novamente/, uma discussão se tais revistas são ou não indexadas, pois argumentos de autoridade (i.e., da autoridade que aprovou a indexação daquele tipo de material) não têm lugar numa discussão acadêmica e científica.

      (2) No frigir dos ovos, aquelas referências pouco importam como justificativa para os eventos ocorridos: O assunto que o tal autor *insiste* em discutir na Comunidade de Física NÃO é aprovado pelas regras, pela simples razão de que não se trata de Física! Vejam que coisa mais não-trivial de se dizer: “Uma Comunidade de Física — onde o amálgama entre os usuários é dado pela Ciência da Física! — não quer discutir assuntos que não são considerados pertinentes, como, e.g., parapsicologia, homeopatia ou afins.” É simples assim: o tópico e assunto do nosso fórum é de *nossa* escolha *pessoal*. Portanto, com ou sem referências (ainda mais quando postadas a posteriori!), NADA muda no que eu disse acima: O comportamento dele, infringindo as regras, continua sendo sabotativo e, portanto, NÃO CÍVICO! E isso simplesmente não é tolerado na Comunidade. Ainda por cima, ele teve *anos* pra se acomodar ao tom e às escolhas da Comunidade. Se ele não o fez é por pura escolha própria, pessoal e de foro íntimo dele — de tudo isso, a *única* coisa que me interessa é o fato dele ter DESRESPEITADO as REGRAS da Comunidade. Só. Se ele assume essa RESPONSABILIDADE ou não, isso não é problema meu: os fatos são *claros* e *absolutamente inegáveis*.

      Portanto, continuo absolutamente irredutível na minha postura e nas decisões da Moderação. E, fora isso, eu fico me perguntando: “Pra que tanta esperneação para pertencer a um grupo que não aceita o tipo de comportamento social adotado por tal indivíduo?!” De fato, não faz o menor sentido…😥

      []’s.

  12. Tom
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 08:42:45 EST

    Como alguém chama uma página sem espaço para comentários de blog?

    Não falei que o melhor seria ignorar o caso? Alguém que permite um troll publicar um post daquele nível num pseudo-blog (sobre ceticismo???) não merece mais do que ser ignorado.

    Bem, vocês só estão dando fama para trolls e coisas do gênero. Boa sorte e divirtam-se.

    • Marcelo
      quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 08:51:54 EST

      Mais respeito, amigo.

      Se você ler meus posts anteriores, talvez entenderá a enrascada que entrei. Mas dei a cara à tapa!

      Agora, numa agressão gratuita e sem conhecimento de causa, chama o Bule de pseudo-blog (a grafia correta é pseudoblog, ok?).

      Quem você pensa que é? Cresça e apareça, rapaz!

      Marcelo Druyan

  13. Marcelo
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 08:46:11 EST

    Daniel

    Só postei sobre a inclusão dos links e bilbiografia para não incorrer novamente no erro de publicar e não avisar.

    Não tomei partido nesta discussão e não vou fazê-lo. Apenas cedi espaço para ambas as partes e, a partir de hoje, adotei a política de não mais aceitar posts convidados que critiquem diretamente uma pessoa, grupo ou instituição, fora do objetivo do blog, que é a divulgação do ateísmo, ceticismo e humanismo secular.

    Gostaria de saber se você quer que eu acrescente suas observações ao seu post anterior, para encerrarmos de uma vez essa pendência, porque isto me desgasta também.

    Saudações

    Marcelo Druyan

    • quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:00:55 EST

      @ Marcelo,

      Eu entendi o que vc fez. Só respondi aqui, nesse espaço, porque não tenho como responder no espaço cedido no seu blog.

      Em absoluto eu tive a intenção, com esse comentário, de inferir qualquer coisa contra vc. O que eu tinha pra falar foi feito diretamente, sem convoluções e táticas de retórica pra confundir ninguém: “direto e reto”, como dizem.😉

      Aliás, justamente coloquei meu comentário aqui, e como resposta ao “seu”, para tentar minizar o desgaste que eu imagino que vc esteja sentindo: dessa forma há uma réplica registrada, porém sem necessariamente demandar algo de vc.

      Porém, se vc não se importa, eu realmente gostaria que vc colocasse esse último comentário no lugar que julgar apropriado (e, possivelmente, com um link pra cá😉 ). Dessa forma, mantemos tudo “amarradinho” e sem mais espaços para “controvérsias”… principalmente praquelas que não existem.

      Um abraço,

      []’s.

      • Marcelo
        quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:10:08 EST

        Daniel

        Será feito!

        Abraço

        Marcelo Druyan

  14. Tom
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 08:58:46 EST

    Uma página sem espaço para comentários, por razões óbvias, não pode ser chamado de blog. No máximo ‘Diário da Luluzinha’.😆 Não um blog.

  15. Marcelo
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:08:03 EST

    Meu amigo, na homepage do blog tem, em letras quase garrafais, a informação: contatos – m.druyan@terra.com.br

    Porque a resposta TEM QUE TER o mesmo destaque que o texto que a provocou. Não basta uma janelinha para comentários.

    Já fiz minha autocrítica, em público. Não fujo à minha responsabilidade. Ponto final.

    Quanto ao restante da sua msg, sem comentários. Não abaixo o nível. Só lhe peço, mais uma vez, que tenha respeito comigo.

    Marcelo Dryan

  16. Tom
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:11:15 EST

    Precisamos escrever alguns textos sobre ceticismo aqui no Ars Physica, hein? Esses ditos céticos andam fraquinhos, fraquinhos…😎

    Sugiro começar por Bertrand Russell e Carl Sagan, que são mais moderados.

    • Marcelo
      quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:20:18 EST

      Pra quem se diz, no “Espaço do Tom”, ser um “físico pobre, feio e chato”, faltou mais um adjetivo: infantil!

      Vê se me erra, cara!

      Marcelo Druyan

  17. Marcelo
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:14:36 EST

    Tom

    Lembrando. Apenas os posts da categoria “Convidados” são fechados a comentários.

    Em todas as outras categorias, com você poderá notar – se quiser – são abertas a comentários, como em qualquer outro blog.

    Marcelo Druyan

    • Tom
      quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:17:05 EST

      Nessa caso melhorou, em relação à plataforma do local.

      Considero, dessa forma, um blog. Agora o próximo passo é podermos chamar de um blog sobre ceticismo.😉

      • Marcelo
        quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:21:26 EST

        Pra quem se diz, no “Espaço do Tom”, ser um “físico pobre, feio e chato”, faltou mais um adjetivo: infantil!

        Vê se me erra, cara!

        Marcelo Druyan

  18. Tom
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:42:31 EST

    Mas isso não preciso falar. Todos que me conhecem já sabem que sou um eterno crianção, dependendo do meu interlocutor.😆

    • Marcelo
      quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 09:58:28 EST

      Rapaz, você vem do nada com este post:

      “Como alguém chama uma página sem espaço para comentários de blog?

      Não falei que o melhor seria ignorar o caso? Alguém que permite um troll publicar um post daquele nível num pseudo-blog (sobre ceticismo???) não merece mais do que ser ignorado.

      Bem, vocês só estão dando fama para trolls e coisas do gênero. Boa sorte e divirtam-se.”

      E diz que sua infantilidade depende do interlocutor? Foi um ataque gratuito, cara!

      Você foi de uma imaturidade à toda prova, em todos os seus comentários! E vem me dizer que está reagindo a seu interlocutor?

      Pô, eu tô aqui no Ars pra consertar uma “cagada” que eu dei, já te falei, dou a cara à tapa, mas você vem de sacanagem comigo! Pra que isso?

      Você está sendo infantil por conta própria, imaturo, bobo até. Seu QI, imagino, merece um embaixador melhor!

      E não vou mais responder seus posts, amigo. Sinto muito. Não tenho o que dialogar com você. Fim de papo.

      Saudações

      Marcelo Druyan

      • Tom
        quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 10:06:45 EST

        Marcelo, parece que você está aprendendo a lidar com o flamebait. (I got a fish? ;-)) Está no bom caminho, aprendendo a ignorar.

        Talvez agora entenda um pouquinho o que os moderadores aqui passaram esporadicamente durantes os últimos anos.

        Boa sorte com seu projeto.🙂

  19. Reginaldo
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 10:10:31 EST

    Mordeu direitinho, Tom.😉

  20. Fabiano
    quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 10:21:44 EST

    Mordeu direitinho, Tom. [2]

    Entendeu a mensagem do Tom, Marcelo?

  21. quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 21:27:27 EST

    @ Todos,

    Só pra constar:

    • Preconceito e Censura na Comunidade de Física; &
    E o preconceito continua na comunidade de física.

    Eu pus um comentário no segundo post. Vamos ver se com esse comentário aqui aparece um pingback e fica tudo sincronizado (duvido mas, não custa tentar😛 ).

    []’s.

  22. Fabiano
    sexta-feira, 27 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 13:02:23 EST

    O troll já deu uma tréplica lá..
    E ainda tá tentando dar uma de santo..
    :-X

  23. Tom
    domingo, 1 mar 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 22:39:26 EST

    Como vocês podem perder seus preciosos tempos com esses caras?😆

    Someone is wrong on the Internet!!!😉

    Ué, o Bule Voador saiu do ar?😛

  1. quinta-feira, 26 fev 2009; \09\UTC\UTC\k 09 às 05:39:45 EST

Deixe uma resposta

