Início > Educação, Politics, Science, Scientific Politics > A Próxima Campanha…

A Próxima Campanha…

domingo, 15 mar 2009; \11\UTC\UTC\k 11 Deixe um comentário Go to comments

Enquanto eu estou aqui, entre esperar minha roupa secar e me preparar pra levar o lixo pra fora, decidi dar uma lidinha (um pouco atrasada, é verdade) na última edição da Science que eu tenho aqui, em particular, no editorial,

Deixem-me traduzir esse editorial.

A eleição presidencial dos USA acabou, o presidente já tomou posse. Agora vem o desafio de governar. O Presidente Obama, seu time de liderança, e o 111º Congresso enfrentam problemas atordoantes. Entre os [problemas] mais teimosos dos USA estão aqueles relacionados a prover uma educação de primeiro nível a todas as crianças, atualizando os conhecimentos e habilidades dos pais [dessas crianças], e preparando todos para enfrentar as ameaças e oportunidades do século 21. A comunidade científica precisa tirar vantagem da crescente insatisfação pública com o sistema educacional atual e perguntar como o ensino e aprendizado de ciência pode ser transformado. Resumindo, os cientistas precisam montar a próxima campanha.

Em primeiro lugar, os cientistas precisam ajudar o público adulto a desenvolver um entendimento claro do que é ciência e o que deveria ser educação científica: um modo de descobrir o mundo baseado em evidências e análises lógicas. Um consenso está se formando nas comunidades científica, filantrópica e poĺitica sobre quais devem ser nossos objetivos. Pesquisas feita pela organização sem fins lucrativos “Public Agenda” indicam que os adultos se dão conta de que alguma coisa está faltando na instrução científica, apesar que não necessariamente para seus filhos. Essa tensão pode providenciar o espaço necessário para se introduzir um núcleo comum  de padrões para educação científica através dos USA; investir, enquanto nação, em procedimentos que mensuram o entendimento e habilidade científica que cada criança precisa para ter sucesso na economia global de hoje; e construir esforços vigorosos para recrutar, treinar, e reter os professores de ciências mais efetivos.

Se é para os USA atacar seus vários desafios — incluindo o desenvolvimento duma “economia verde” e fontes alternativas de energia que diminuem o impacto climático e atacam o aquecimento global como, talvez, a maior ameaça que enfrentamos como um planeta — a educação científica tem que ir para o palco e ter o foco principal. O Presidente Obama já reconheceu os desafios de recrutar e recompensar professores de ciência e matemática e de fazer da ciência, como nos anos pós-Sputnik, uma parte mais integral e inspiracional da nossa cultura. Agora nós precisamos tornar esse tipo de visão nacional de longo prazo em realidade orgânica.

Apesar da necessidade de se criar uma base de talentos para carreiras e cidadãos com base científica para o século 21 ser nacional (na verdade, global), a maioria das atividades pra se conseguir tal objetivo é local. Comunicação é necessária para se explicar as contribuições passadas da ciência para o crescimento econômico e o papel tradicional da ciência como um motor de mudança. Os trabalhadores para essa campanha devem ser recrutados, treinados, e postos para trabalhar, desde cientistas acadêmicos, indústrias e negócios, grupos da sociedade cívica, e sindicatos. Fontes devem ser extraídas a partir de filantropistas locais, entendendo a necessidade de se construir a consciência pública e apoio para uma agenda de mudanças. Apoio deve ser alistado da mídia, mas também de grupos comunitários, associações de pais e professores, e aposentados de todas as vertentes políticas. A comunidade científica tem muito a oferecer. Imaginem expandir por ordens de magnitude o número de cientistas e engenheiros aposentados trabalhando com professores e alunos em escolas ou em museus e centros de ciência como docentes; cientistas servindo em comissões educacionais estaduais e conselhos sendo reunidos por vários governadores; e em comunidades locais, cientistas advogando pela educação científica para prefeitos, comissões escolares, e superintendentes e apoiando a implementação com diretores, professores e alunos.

Nessa campanha, os cientistas vão precisar medir “ativos” (“espólios”) nacionais e locais, notando o que já deu resultado em outros lugares, como nos países Nórdicos onde a alfabetização científica é alta. Diferentemente de alguns países, os USA não têm um ministério da educação. Ao invés disso, uma estratégia para transformar a educação científica precisa unir os interesses e ações de 50 estados, 15.000 distritos locais, 3.500 faculdades e universidades, e incontáveis organizações científicas informais que constituem o sistema educacional dos USA. Incentivos federais devem fomentar a colaboração em agregar e compartilhar evidência de experimentos informados por pesquisas, guiados por um núcleo sólido de padrões nacionais para a educação científica. Os estados poderiam começar com lições de décadas de idade aprendidas pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e plas Academias Nacionais, e por estados como Massachusetts ou países como Singapura, ambos os quais tiveram performances boas nos testes internacionais.

Apesar de cientistas geralmente ficarem mais confortáveis com a apresentação de fatos do que com a divulgação pública [dos mesmos], a próxima campanha pede que eles façam ambos.

Esse é um “Plano de Nação”, baseado em sólidos e robustos princípios científicos, visando melhorar todo o país: uma idéia simples (usar princípios científicos par melhorar o país, elevando seus padrões científicos e educacionais, trazendo consigo uma multiplicação econômica) com uma implementaçnao estrategicamente planejada.

Pra finalizar, só pra dar uma relaxada, eu preparo vcs pro que está por vir amanhá… Duas Culturas.😎

Diversão garantida…😈

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: