Início > Brazilian Politics, Educação, Humor, IT, Science 2.0, Scientific Politics > Sobre meu afastamento do Stoa por causa de uma brincadeira de 1º de abril até a exclusão da minha conta

Sobre meu afastamento do Stoa por causa de uma brincadeira de 1º de abril até a exclusão da minha conta

quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 Deixe um comentário Go to comments

Logo do Stoa invertidoToda história do meu – Tom falando – afastamento do projeto Stoa, assim como a exclusão de minha conta do Stoa e todos meus textos, começou com a publicação no Stoa de uma brincadeira no contexto de primeiro de abril, que vocês podem checar aqui, Governador avalia planos de privatização da USP em reunião com reitora.

Publiquei esse texto no final da tarde do dia 1º de abril, por volta das 18h, e logo na madrugada do dia 2 coloquei um aviso de que tratava-se de uma brincadeira, aviso que parece não ter sido suficiente para as pessoas que sentiram-se incomodadas com a brincadeira.

No dia 14 de abril fico sabendo que a consultoria jurídica da USP entra em contato com o diretor do CTI USP, Gil da Costa Marques,  e que haveria um possível processo contra ele por parte da reitoria, por causa dessa brincadeira minha. Vale lembrar que o Stoa é um projeto do CTI.

Poucos dias depois fico sabendo que as medidas tomadas serão: 1. meu desligamento do projeto Stoa e 2. um pedido de desculpas de minha parte e do coordenador do projeto Stoa, o professor Ewout ter Haar, por causa do ocorrido.

O pedido de desculpas foi publicado por mim dia 23 de abril, que pode ser lido aqui, Esclarecimento sobre inoportuno texto que simulava desestatização da USP (não está mais disponível no link original, pois todos meus textos foram apagados do Stoa). Pedi desculpas por algo que não achei errado e até agora não entendo todo estardalhaço criado e nem imaginava as dimensões que isso resultaria, pois não queria também prejudicar meus amigos colaboradores do projeto Stoa, nem que o projeto fosse por água a baixo por minha causa. Antes eu do que todo o projeto, pois sei que continuaria em boas mãos.

Os ânimos das pessoas incomodadas com o ocorrido pareciam ter acalmados após meu pedido de desculpas e as coisas ficariam assim. Entretanto, dia 27 de abril, foi publicada uma matéria no UOL sobre um bolão para acertar o dia que a greve na USP começaria, que fiz há meses usando meu blog no Stoa, veja Ex-aluno da USP faz bolão e premia quem acerta dia de início da greve na universidade. A jornalista Simone Harnik entrou em contato comigo na tarde do dia 24 de abril, uma sexta-feira, pois queria entender melhor sobre o bolão. Deixei claro para ela que eu não tinha mais nenhum vínculo com a USP, muito menos com o Stoa, apesar de eu ter ajudado a criar o projeto.

A publicação dessa matéria no UOL Educação parece ter sido a gota d’água para a reitora da USP, Suely  Vilela, pois, segundo fui informado por email na noite do dia 27 de abril, ela ligou para o diretor do CTI dizendo algo do tipo “Como é que vocês afastaram o Everton do projeto e aparece essa matéria com ele na capa do UOL?”. Pressões da reitoria sobre Gil da Costa Marques surgiram, que entrou em contato com o coordenador do projeto Stoa, que entrou em contato comigo.

Fui informado que minha conta seria excluída, a pedido do diretor do CTI (pressionado pela reitora ou alguém da reitoria, imagino), o que foi feito ontem, dia 28 de abril. Eles deram um tempo para eu fazer backup dos meus textos do meu blog e fóruns de discussão, que eu já fazia assinando os feeds RSS no Google Reader (depois vou ter que publicar um a um nesse novo blog e infelizmente perdi todos comentários).

O pedido de desculpas acabou sendo publicado pela equipe Stoa na noite do dia 28 de abril, veja Sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa, o que acabou repercutindo muito mal de imediato e gerou protestos por parte de usuários do Stoa (atualização: os textos publicados no Stoa foram alterados para ficarem visíveis apenas para usuários online, portanto coloquei links para locais externos onde foram publicados):

Após terrível repercusão, o Stoa foi colocado em estado de manutenção, me parece que a pedido do diretor do CTI, de modo que ninguém pode ver textos na página principal, nem logar-se no sistema.

Salvei os textos acima no meu computador, pois temo que o sistema Stoa será desligado da tomada, assim, sem mais nem menos, pois parece que o sistema hierárquico da Universidade de São Paulo funciona assim: alguém com mais poder político pode fazer e desfazer o que quiser, sem precisar dar satisfação ou justificativas racionais alguma a todos envolvidos (afinal, são quase 9 mil usuários cadastrados no Stoa!).

Nesse texto quis apenas relatar o que ocorreu e a cronologia dos fatos, tentando ser o mais imparcial possível. Depois escrevo mais sobre o ocorrido e a sucessão dos fatos, iniciados por uma fatídica brincadeira de 1º de abril.

Posts relacionados

Esse texto foi originalmente publicado num novo blog que criei (http://blogdotom.wordpress.com), após meu blog do Stoa ter sido apagado:  Sobre meu afastamento do Stoa por causa de uma brincadeira de 1º de abril até a exclusão da minha conta

  1. quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 17:55:57 EDT | #1

    :cry:

  2. Leonardo
    quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 19:27:03 EDT | #2

    Curto e grosso: falta de caráter, por abuso de poder, ética, por censura, e maturidade, por razões óbvias, da Prof.a. Dr. Suely Vilela. Criança, simplesmente uma criança.

    Eu só posso imaginar como você deve estar se sentido, Everton, por ver um projeto seu que estava dando certo, que você se dedicava, ter esse desfecho, com desligamento de um dos cofundadores por motivo frívolo, pueril e ridículo.

    Uma atitude que só pode ser interpretada como censura e abuso de poder, que acabou de privar a USP de um projeto com grande potencial. Espero que a reitora se pronuncie sobre o que passou pela cabeça dela. Mesmo que tivesse ocorrido qualquer incomodo por causa do texto, é inaceitável a forma como a reitoria lidou com o caso, ativando consultoria jurídica e fazendo lobby para intervenção em um sistema que deveria ser democrático.

  3. LuizP.
    quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 20:36:40 EDT | #3

    Nossa que doidera, não pode fazer brincadeira de primeiro de abril, mas (pelo menos na UERJ), esta tendo marcha pela maconha.

  4. quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 22:45:49 EDT | #4

    Olha… Sinceramente, eu tenho receio sempre que preciso falar abertamente mal de alguém mais velho e experiente, por exemplo como falar sobre a Profa. Dra. Suely Vilela. Nem acho que ela chegue a ler estas notícias, mas… Fico revoltado com isso que ocorreu.

    Como postei em algum lugar do seu blog no Stoa, eu mesmo li, no próprio dia primeiro de Abril, e notei que era brincadeira. Até ontem, eu achava que fosse brincadeira. Mais gente foi expulsa do Stoa? Eu gostaria muito que isso fosse revisto, não há como explicar a situação?

    Parece para mim que você foi pego como bode expiatório. Só porque surgiram repercursões e pessoas do próprio Stoa acabaram ‘caindo na brincadeira’, você foi punido. Isso é muito estranho pra mim, mas … Sei lá….

    Seguirei seu blog ‘externo’, abraços.

  5. pablo
    quinta-feira, 30 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 00:05:40 EDT | #5

    bando de engravatado, típico da elite de direita paulista, assim nosso país não vai pra frente…

    • quinta-feira, 30 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 06:35:29 EDT | #6

      @ Pablo,

      Quer dizer que as elites de outros estados brasileiros se comportam diferentemente?! Isso pra não falar no fato de que “elite de esquerda” é um oxímoro…

      Esse regionalismo pobre e superficial é um dos fatores que faz com que o país não vá pra frente: ao invés de trabalhar em conjunto, o país se fragmenta, com estados e regiões num cabo-de-guerra sem fim.

      De fato, demonizar um estado ou uma região ou coisa do gênero… certamente não vai resolver absolutamente nada.

  6. quinta-feira, 30 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 02:05:13 EDT | #7

    Bom, se a Magnífica Reitora não se pronuncia sequer sobre o resultado obscuro de uma investigação de plágio científico, que dirá de uma reação à chinesa a uma farsa de primeiro de abril…

  7. Henrique Musseli Cezar (Bitelaum)
    sábado, 2 mai 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 18:21:49 EDT | #8

    Sério, estou simplesmente inconformado. Não faz nenhum sentido expulsar um dos fundadores do projeto simplesmente por uma brincadeira, que no contexto (o dia) era óbvia.

    É triste Tom, eu sei que você se dedicou a esse projeto e é triste saber que simplesmente por uma ordem, porque uma pessao fez uma tempestade em copo d’água você é desligado dele.

    Não dou mais muito tempo para o stoa desse jeito, se cada um que escrever algo que ela não goste for expulso, daqui a uns meses, os usuários ativos vão ter sido expulsos.

    É ridículo ver que em um lugar onde se espera que os participantes esponham suas idéias, elas sejam censuradas.

  8. terça-feira, 5 mai 2009; \19\UTC\UTC\k 19 às 12:31:46 EDT | #9

    Patetico tudo isso, se bem que não me espanta. Faculdades publicas são assim, no Brasil, e apenas 1% das M$#@% são expostas.

  9. Tom
    quarta-feira, 13 mai 2009; \20\UTC\UTC\k 20 às 00:31:02 EDT | #10

    Leo,

    apesar do meu envolvimento com o projeto, profissional e até mesmo emocional, acabo de refletir sobre um erro que cometi ao conduzir o projeto, o que tentei explicar um pouco num post em que questionavam porque minha conta havia sido deletada.

    Confesso que ainda estou triste com tudo isso e sobre a forma que acabou, mas o bom é que acho que dessa vez aprendi uma lição e espero melhorar na próxima tentativa.

    Abraços.

  1. quarta-feira, 29 abr 2009; \18\UTC\UTC\k 18 às 20:40:37 EDT | #1

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 67 outros seguidores

