Realejo do Dia: Humanismo Científico…

quinta-feira, 25 mar 2010; \12\UTC\UTC\k 12 Deixe um comentário Go to comments

O Sam Harris deu uma palestra no TED muito provocativa, com o título de “Science can answer moral questions” (que certamente tem a ver com o novo livro dele, The Moral Landscape: How Science Will Determine Human Values):

É claro que os exemplos mais “radicais” que ele cita só servem pra ilustrar os extremos do espectro nessa problemática toda. Entretanto, algumas imprecisões no discurso dele (e de outros), já foram comentadas a exaustão, e.g.: The Mystical Ethics of the New Atheists.

O ponto que eu considero principal e relevante, entretanto, não são esses pontos mais controversos (usados para “chocar” a audiência, tornando o ponto discutido mais concreto) que me interessam, mas sim o fato de se trazer para o diálogo social a noção de Humanismo Secular e Científico. O importante é se introduzir cada vez mais racionalidade no debate social — e nada melhor pra isso do que a penetração do jornalismo científico, cada vez maior e mais robusta, de qualidade, que possa garantir que o público leigo tenha acesso as informações necessárias para poder compreender as nuances e sutilezas envolvidas nas diversas questões relevantes no debate público atual.

Então, o real valor da palestra não está implícito no choque dos exemplos, mas sim na inserção de racionalidade e de um método científico pra se decidir as questões que aparecem no nosso dia-a-dia.

  1. sábado, 27 mar 2010; \12\UTC\UTC\k 12 às 10:20:36 EST

    Gostei da palestra. É muito bem na linha do que ele já vinha falando sobre o problema de respeitar a religião no sentido de considerá-la imune a crítica racional, dessa vez mais abrangente.

    Mas minha experiência com o Sam Harris é que as palestras dele são muita boas, e os livros não são:\

    • sábado, 27 mar 2010; \12\UTC\UTC\k 12 às 16:35:13 EST

      Como eu disse no texto, eu acho que existem questões muito mais pertinentes a serem levantadas, como vacinas, células tronco, eutanásia, etc… Todas essas questões são acessíveis à Ciência e muito mais pragmáticas do que o ‘cheap shot’ na religião.😛

      Então, pra mim, o grande valor da palestra é como divulgação do Humanismo Científico. O resto é firula de marketing.🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: