O Higgs, o Tevatron, a ICHEP e o LHC
Olá, acho que agora já posso falar dos resultados que estão sendo apresentados hoje na ICHEP. Para muita gente isso passaria despercebido se não fossem as fofocas nos blogs do Dorigo e do Lubos sobre um possível anúncio de evidência do Higgs. Como eu não sou de espalhar fofoca, vou mostrar para vocês a realidade. Eis a combinação do dois experimentos do Tevatron:
Eu acho que os gráficos são auto-explicativos, mas se alguém quiser uma explicação mais detalhada do que eles significam, façam perguntas. A nova faixa de exclusão que pode ser vista no primeiro gráfico (lembre-se que o LEP já excluiu ) tem um grande efeito nos ajustes eletrofracos globais:
Veja que a variação em entre os limites do intervalo não excluído quase que dobrou. Uma questão interessante é se o Tevatron consegue observar o Higgs antes do LHC. Há muita gente que acredita que sim e essas pessoas estão fazendo um grande lobby político para estender a vida útil dos experimentos de colisão do Tevatron por mais 3 anos (o plano atual é fechar no final do FY2011, ou seja, em um ano). Um prospecto realista pode ser visto no gráfico abaixo:
Atualmente, os experimentos tem em torno de de dados gravados.
é o projetado para mais um ano e
caso se estenda por mais três anos. Os experimentos do LHC vão ter em torno de
no fim de 2011 (claro, a
, enquanto o Tevatron é a
) e o objetivo é ter em torno de
até o final da vida, que deve ser em 2030. O problema é que as previsões são de ter apenas
em mais 3 anos, e isso de luminosidade entrega pelo acelerador, não gravada e muito menos de qualidade. É por isso que tem tanta gente que ainda acredita que o Tevatron pode ter uma evidência em
antes do LHC. Mas, diferente do que outros blogs divulgaram, não nesse momento.
Primeiramente gostei da proposta do blog e achei os artigos interessantes, parabéns. Gostaria de saber como está o andamento desses experimentos. Já existe algum resultado mais concreto?