Início > Ars Physica > O Higgs, o Tevatron, a ICHEP e o LHC

O Higgs, o Tevatron, a ICHEP e o LHC

segunda-feira, 26 jul 2010; \30\UTC\UTC\k 30 Deixe um comentário Go to comments

Olá, acho que agora já posso falar dos resultados que estão sendo apresentados hoje na ICHEP. Para muita gente isso passaria despercebido se não fossem as fofocas nos blogs do Dorigo e do Lubos sobre um possível anúncio de evidência do Higgs. Como eu não sou de espalhar fofoca, vou mostrar para vocês a realidade. Eis a combinação do dois experimentos do Tevatron:

Eu acho que os gráficos são auto-explicativos, mas se alguém quiser uma explicação mais detalhada do que eles significam, façam perguntas. A nova faixa de exclusão que pode ser vista no primeiro gráfico (lembre-se que o LEP já excluiu M_H<114 \, GeV) tem um grande efeito nos ajustes eletrofracos globais:

Veja que a variação em \chi^2 entre os limites do intervalo não excluído quase que dobrou. Uma questão interessante é se o Tevatron consegue observar o Higgs antes do LHC. Há muita gente que acredita que sim e essas pessoas estão fazendo um grande lobby político para estender a vida útil dos experimentos de colisão do Tevatron por mais 3 anos (o plano atual é fechar no final do FY2011, ou seja, em um ano). Um prospecto realista pode ser visto no gráfico abaixo:

Atualmente, os experimentos tem em torno de 8\,fb^{-1} de dados gravados. 10\, fb^{-1} é o projetado para mais um ano e 16\, fb^{-1} caso se estenda por mais três anos. Os experimentos do LHC vão ter em torno de 1\, fb^{-1} no fim de 2011 (claro, a 7 TeV, enquanto o Tevatron é a 2\, TeV) e o objetivo é ter em torno de 3 \, ab^{-1} até o final da vida, que deve ser em 2030. O problema é que as previsões são de ter apenas 10\, fb^{-1} em mais 3 anos, e isso de luminosidade entrega pelo acelerador, não gravada e muito menos de qualidade. É por isso que tem tanta gente que ainda acredita que o Tevatron pode ter uma evidência em 3\sigma antes do LHC. Mas, diferente do que outros blogs divulgaram, não nesse momento.

Categorias:Ars Physica
  1. segunda-feira, 27 set 2010; \39\UTC\UTC\k 39 às 21:01:58 EST

    Primeiramente gostei da proposta do blog e achei os artigos interessantes, parabéns. Gostaria de saber como está o andamento desses experimentos. Já existe algum resultado mais concreto?

  1. quinta-feira, 7 abr 2011; \14\UTC\UTC\k 14 às 14:45:06 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: