Início > Ars Physica > Física no Stack Exchange

Física no Stack Exchange

sexta-feira, 28 jan 2011; \04\UTC\UTC\k 04 Deixe um comentário Go to comments

Depois que eu saí da comunidade de física do Orkut, fiquei sentindo falta de uma atividade de divulgação científica. Pensei que apenas esse blog preencheria essa minha necessidade, mas blogs tem suas limitações. Bem, estou começando um outro projeto, parecido com a comunidade de física que eu participava, mas numa plataforma melhor. Um site de perguntas e respostas para troca de informação entre alunos e profissionais e, de forma geral, divulgação científica para todos. Se você quer sabe o que é, clique em Read more abaixo e leia a idéia. Se gostar da proposta, você é bem vindo a partipar!

O site Stack Exchange deve ser um conhecido de muitos aqui. Ele é um site de perguntas e respostas, tal como o agora destruído Yahoo! Answers. É um similar, mas um pouco diferente em filosofia, das comunidades do Orkut. Contudo, se vocês conheceram a comunidade Física, onde a idéia desse blog colaborativo nasceu, a filosofia deles não é tão diferente do que nós tentávamos fazer lá. A diferença para uma comunidade genérica no Orkut é que o Stack Exchange tende a ser mais objetivo que um fórum, tanto que eles parecem abominar essa designação. Para propôr uma discussão, você tem que fazê-la em forma de uma pergunta bem elaborada sobre o assunto. Isso demanda um tanto mais de esforço dos participantes. Sabe como é… é muito mais fácil fazer um tópico do tipo “E aí, o que vocês acham da mecânica quântica?” do que realmente propôr uma pergunta específica. Entretanto, esse modelo faz com que, naturalmente, a qualidade do site fique elevado, algo que os moderadores de uma comunidade do Orkut tem que lutar bravamente e, na maioria das vezes, sem resultados.

A coisa que mais me atrai no Stack Exchange é o modelo descentralizado de moderação. Porquanto seja verdade que todo site deles tem moderadores para questões estruturais, as atividades de organização são feitas por todo mundo. Ao propôr boas perguntas ou dar boas respostas, você vai ganhando pontos de reputação que te dão acesso a mais ferramentas de administração. Isso faz com que o site seja modelado segundo seus usuários e não fique somente nas costas de poucas pessoas que, em geral, tem várias outras coisas para fazer na vida.

A programa que eles usam também possui várias outras ferramentas mais elaboradas que o Orkut para facilitar a troca de informações. Eles tem ferramentas de wiki, de blog e já vem com um análogo da “comunidade de moderação” (que eles chamam de site meta), mas acho que vale a pena descobrir os detalhes usando. O site mais conhecido que usa esse programa é o Stack Overflow, para perguntas e respostas sobre programação. O pessoal que escreveu pensou, no início, em distribui-lo livremente, e alguns bons frutos independentes surgiram disso, como o Math Overflow, para perguntas e respostas sobre matemática. Contudo, muitos projetos desastrados também surgiram e eles decidiram mudar a forma de utilização do programa.

Hoje, eles têm uma página, o Area 51, onde se pode propôr a criação de um novo site no modelo Stack Exchange. O processo é um pouco elaborado. Inicialmente eles querem saber que tipo de perguntas serão feitas no site, a fase de definição. É necessário que várias pessoas façam perguntas e que muitas outras votem 20 vezes numa mesma pergunta, atestando-a como adequada à proposta, para que se delimite o escopo da proposta. Depois, é necessário que várias pessoas se comprometam a participar, a fase de commitment. Não é nenhuma obrigação formal, mas apenas uma declaração de que você gosta de idéia e que pretende, fortemente, participar.

Por fim, entra-se numa fase beta, onde o site começa a funcionar e eles verificam se a proposta funciona na prática. Digo, se há perguntas suficientes por dia, se há respostas suficientes para as perguntas, se há um número suficiente de participantes ativos, se as pessoas que se comprometeram a participar cumpriram com sua proposta e assim por diante. Se, no final desse período, tudo tiver direito, o site é lançado no servidor deles como mais um membro do sistema.

Pode parecer intrincado e é, mas isso tem garantido um nível alto de qualidade não só dos participantes, mas dos sites lançados. E não é impossível! Há alguns meses atrás, uma proposta de site para discussão de física em inglês, o physics.stackexchange.com entrou na sua fase beta e tem ido muito bem. Eu tenho participado ativamente nessa última semana para tentar entender como funciona o sistema de administração do site, visto de dentro.

Bem, em vista do excelente grupo que tínhamos (bem, que ainda se tem, eu que saltei fora) na comunidade de física do Orkut, eu pensei que uma proposta equivalente em português também conseguiria vingar. Eu fiz a proposta no site Area 51:

Física (no Stack Exchange)

e já passamos da fase de definição. Agora estamos na fase de commitment. Então, se você gostou da idéia e acha que pode ajudar com divulgação científica de física, participe! Siga o link acima, se registre no site e aperte o botão de Commit para dizer que você quer participar. Acho que pode ser uma iniciativa muito boa para troca de informações e divulgação de física.

Categorias:Ars Physica
  1. Rodrigo
    sábado, 29 jan 2011; \04\UTC\UTC\k 04 às 16:51:11 EST

    Eu queria fazer uma pergunta lá, mas estou com uma dúvida.. para criar uma pergunta, eu tenho que criar uma nova discussão, é isso?

    []

  2. terça-feira, 1 fev 2011; \05\UTC\UTC\k 05 às 10:56:06 EST

    @Rafael: O duro, agora, vai ser conseguir passar a fase de ‘commit’: conseguir volume é fácil, o duro é ‘comprometimento’…😛

    Mas tô aí pro que der e vier!😎

  3. sexta-feira, 29 abr 2011; \17\UTC\UTC\k 17 às 15:21:40 EST

    Sei que vocês já conhecem o Umamão e que estava rolando umas conversas por e-mail sobre usar o Umamão para manter essa comunidade, mas acho que a coisa ficou um pouco parada de uns tempos para cá. Então resolvi intervir, de alguma forma, não pelo bem do Umamão, mas sim pelo bem da comunidade🙂

    Eu realmente acho que comunidades de nicho são importantes, e posso dizer que o trabalho feito naquela comunidade de Física no Orkut era de invejar qualquer um tentando fazer algo parecido. Tento a algum tempo criar uma comunidade de mobilidade e software livre aqui no Brasil, e sempre tomei essas iniciativas como um modelo. Não conseguimos nada ainda, mas continuamos persistindo🙂

    Estive acompanhando o andamento da comunidade no SE e vi que vocês mandaram muito bem. Conseguiram criar um bom volume de conteúdo e um bom número de usuários em bem pouco tempo. Novamente, repetindo o bom trabalho feito antes no Orkut🙂 No entanto, acho que a comunidade no Umamão, uma ferramenta em português (entre tantas outras coisas que não vou citar pra não fazer jabá :o) ) poderia ajudar a comunidade a deslanchar ainda mais rápido. E, o mais importante, ser mantida mais facilmente.

    Sei que criar e manter uma comunidade é complicado, principalmente em nichos específicos. E sei que se a comunidade já foi criada, migrar para outra ferramenta gera alguns custos (gente desiste, esforço é gasto em setar configurações, espalhar informações, …). Mas, por outro ponto de vista, se for para mudar de ferramenta, parece-me melhor mudar o quanto antes, para diminuir esses mesmos custos de formar e manter a comunidade.

    Recebemos sugestões de usuários diariamente e implementamos a maior parte delas. Por exemplo, vários professores já usam o Umamão em suas disciplinas, e fazemos todo o possível para ajudá-los. Podemos ajudá-los também no que for preciso.

    Definitivamente, acredito que o Umamão pode ajudar mais no que quer que seja do que o SE nesse momento. Se o uso do Umamão foi esquecido ou deixado de lado, reconsiderem. E se tiverem dúvidas, entrem em contato comigo ou pelo e-mail que estava circulando entre vocês.

    Boa sorte com a comunidade (seja no SE, seja no Umamão)! Que seja ainda maior que a do Orkut!😀

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: