Início > Ars Physica, Biology, Science > A história evolutiva do homem

A história evolutiva do homem

terça-feira, 19 abr 2011; \16\UTC\UTC\k 16 Deixe um comentário Go to comments

A um tempo atrás eu assisti um documentário fantástico da PBS, daquela mesma série que fez o documentário do Universo Elegante, foi o Becoming Human (tradução livre: “Tornando-se humano”). É o melhor documentário que já vi sobre a evolução do homem, recomendo. O filme completo de 3h está no YouTube aqui, em inglês. Não consegui achar legendas em Português. Ele também está disponível integralmente no site da PBS, mas provavelmente bloqueado para IPs dos EUA.

É verdade que meus conhecimentos do assunto são de Zé, o que aprendi na escola e em alguns livros de divulgação, mas o documentário é muito bem fundamentado por especialistas. Conta-se em detalhes a história dos paleontólogos e suas descobertas, com um enfoque grande em como são extraídas conclusões com base nos fósseis, genética e geologia. O documentário traça as espécies de hominídeos conhecidas e que passo da evolução cada uma deu. Fala-se sobre quais são os marcos da evolução dos primatas que acredita-se serem os pontos mais importantes que levaram a diferenciação do humano moderno, como o aumento da infância, a postura ereta, a adaptação para resistência a corrida em caça, o desenvolvimento da arte, a invenção da cozinha, a quase extinção do gênero Homo e a ascensão da adaptação a diferentes ambientes do Homo sapiens. Há bastante informação científica de qualidade. O filme também é atual, de 2009, e contém os avanços mais recentes como o sequenciamento do DNA dos neandertais. Vale a pena assistir!

  1. Rafael Calsaverini
    quarta-feira, 20 abr 2011; \16\UTC\UTC\k 16 às 20:12:08 EST

    Muito bom. Assisti o primeiro episódio. Sugiro esse curso no webcast de Berkeley

    Introduction to Biological Anthropology: http://webcast.berkeley.edu/course_details_new.php?seriesid=2011-B-2303&semesterid=2011-B

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: