Início > Ars Physica > Primeira exclusão de Higgs no LHC com dados de 2011!

Primeira exclusão de Higgs no LHC com dados de 2011!

sábado, 9 jul 2011; \27\UTC\UTC\k 27 Deixe um comentário Go to comments

Acabei de ver na blogsfera:

Higgs exclusion at 900 pb-1 (viXra log)

o primeiro resultado da procura pelo bóson de Higgs com dados de 2011 anunciado pela colaboração CMS.

Esse gráfico é uma combinação de 0.9\, fb^{-1} do canal H\rightarrow ZZ na região de massa alta com 0.2\, fb^{-1} de diversos canais em massa baixa. O CMS exclui praticamente toda a região entre 300-400\, GeV de massa.

O Philip Gibbs, que escreve no blog viXra referenciado acima, continua acreditando que o LHC vai entregar 10\, fb^{-1} de luminosidade integrada para o Atlas e o CMS até o final do ano e afirma, para minha surpresa pelo menos, que os dados para análise de Higgs dos dois experimentos serão combinados ainda esse ano. Não acho essa uma boa idéia. São experimentos novos que individualmente tem capacidade de observar o Higgs. É bom que os dados sejam apresentados separadamente para podermos ter uma idéia da consistência entre eles.

Atenção (12-Jul-2011): Nos comentários do blog viXra, fica claro que esse gráfico não estava pronto para ir a público e foi inadvertidamente uploaded para um servidor aberto de apresentações. O que aconteceu foi que apresentaram esse gráfico em alguma conferência (e eu não sei, não quero saber, e nem tenho tempo de ir atrás para descobrir qual foi — mas deve ter sido na semana anterior a esse post e deve ter sido uma conferência do CMS, mas honestamente não sei) em que os organizadores e palestrantes falharam em manter resultados internos, digamos assim, internos. Aparentemente eles pediram desculpas à colaboração mas, sinceramente, muito tarde para retirar o gráfico dos olhos públicos da internet. O que deve ter acontecido é que esse era um gráfico que estava preparado para o encontro da EPS, em duas semanas, e foi mostrado em alguma conferência de menor importância. Agora é ficar e olho nas apresentações em Grenoble e, até por uma questão de confirmação, eu vou fazer um post aqui no Ars Physica quando o resultado do LHC para exclusão do Higgs aparecer na página deles.

Ontem também apareceu, no youtube, um vídeo do Don Lincoln, que faz parte da colaboração CMS, tentando explicar sem usar termos técnicos o que é o campo de Higgs e qual sua importância. Fazer analogias é sempre uma tarefa difícil e ingrata, mas ficou legal (legendado para o português pelo Rafael Calsaverini – se não aparecer quando começar o vídeo, aperte o botão CC na barra sob o vídeo):

Categorias:Ars Physica
  1. sábado, 9 jul 2011; \27\UTC\UTC\k 27 às 11:20:08 EST

    Bem bacana o vídeo. Acho que vou fazer uma legenda.

    • sábado, 9 jul 2011; \27\UTC\UTC\k 27 às 12:04:57 EST

      Seria muito legal… qual ferramenta você usa para fazer legendas no youtube?

  1. quinta-feira, 14 jul 2011; \28\UTC\UTC\k 28 às 21:11:07 EST

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: