Inicial > Ars Physica > A blogesfera de física

A blogesfera de física

terça-feira, 15 fev 2011; \07\America/New_York\America/New_York\k 07 Deixe um comentário Go to comments

A blogesfera de física tem noticiado constantemente como a atual crise financeira tem afetado o financiamento de física, principalmente nos EUA. Vejam, por exemplo:

Proposed Budget Cuts (Dynamics of Cats)

DOE Office Of Science Faces Severe Budget Cuts (Physics and Physicists)

Budget News (Not Even Wrong)

Budget Problems Facind the US (Quantum Diaries)

A tale of 2 budgets (AstroBetter)

Science Budget: The White House Proposal (Cosmic Variance)

We are broke or not? Where is the data? (Life as a physicist)

Threat To US Science – Your Immediate Actions Requested (Physics and Physicists)

A situação do DOE a gente já discutiu bastante aqui também, já que ele é o principal financiador dos laboratórios de física de altas energias, como o Fermilab e o BNL. Não deve ser fácil ter que estar na pele do Pier Oddone, atual diretor do Fermilab, que não só está tendo que passar por essa fase financeira difícil (ter o projeto DUSEL cancelado recentemente foi uma grande facada) mas também por ser o diretor que vai fechar o Tevatron. Claro que ele não é o único responsável por isso, o plano a longo prazo do Fermilab vem sendo delimitado a algum tempo, mas ele é que tem que responder as perguntas dos cientistas e usuários do laboratório.

Ele tem dado várias entrevistas que tenho acompanhado de perto e algumas tem sido muito interessantes. As perguntas nem sempre são muito boas, porque as pessoas tendem a fazer perguntas para as quais apenas uma resposta é plausível, aqueles tipos de perguntas que uma pessoa num cargo político como o dele só podem responder da forma mais evasiva possível. Contudo, algumas respostas foram reveladoras.

Aparentemente, por trás dos panos, os planos do LHC não parar em 2012 foram relevantes para a decisão de não estender a vida útil do Tevatron. Numa outra sessão de perguntas, um usuário do laboratório perguntou o que poderia ser feito para agariar mais dinheiro para física de altas energias. A resposta foi muito instrutiva: ele começou lembrando que em épocas de crise é natural que o dinheiro para financiamento de pesquisa se desequilibre para o lado da pesquisa aplicada, já que essa tem maior potencial de aplicação a curto prazo e de gerar crescimento industrial e comercial.

Ele seguiu dizendo que física de altas energias está recebendo cada vez menos dinheiro porque não está fazendo nada surpreendente, nada novo. Eu acho que entendo o que ele quis dizer com isso e acho que concordo. Foi interessante ouvir ele dizer que relatórios técnicos de 100 páginas não são mais suficientes para convencer que seu projeto merece ser financiado. Hoje em dia é necessário escrever blogs, usar o twitter, divulgar as novidades científicas através da internet em tempo real e com acesso livre e universal.

Eu sei que todo mundo aqui nesse blog bate nessa tecla já há muitos anos, mas tem coisas que ainda me surpreendem. Outro dia estava ouvindo essa mesa redonda que aconteceu no Campus Party BR de 2010 sobre science blogging:

CPBR10 – Blog. Debate: Blogs de ciência

em que participaram alguns coleguinhas que, como nós aqui, são blogueiros de ciência. Eu fiquei impressionado em saber que a própria comunidade científica vê com maus olhos as pessoas que escrevem blogs sobre ciência. Me parece meio contraditório no cenário atual. Pensem sobre isso.

Categorias:Ars Physica
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário