Forca Tarefa para Tool Kit sobre Recursos Educacionais Abertos
Já divulguei aqui o workshop sobre Recursos Educacionais Abertos, ocorrido na USP no final do ano passado. Estou repassando aqui para o Ars Physica esse email da Carolina Rossini sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil.
A Carolina organizou o primeiro workshop sobre REA na USP
<http://wiki.stoa.usp.br/OER-Workshop>, junto com o professor Ewout ter Haar, do IFUSP. Ela também estuda questões sobre propriedade intelectual e tem bastante contato com o pessoal da Creative Commons.
Quem quiser entrar na lista de emails de lá, visite
http://groups.google.com/group/rea-lista
ou mande um email direto para rea-lista-subscribe@googlegroups.com.
Também os convido a assinar a Declaração de Cidade do Cabo para a Educação Aberta:
http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation
e visitar a página (em inglês) sobre Open Educational Resources:
http://oerwiki.iiep-unesco.org/
Abraços!
Tom
———- Forwarded message ———-
From: Carolina Rossini
Date: 2009/1/26
Subject: Forca Tarefa para Tool Kit sobre Recursos Educacionais Abertos
Estimados colegas,Vocês encontram-se copiados neste e-mail por terem, de uma forma ou de outra, expressado interesse sobre a discussão relativa a recursos educacionais abertos no Brasil.
Estas discussões iniciaram-se em dezembro de 2008 por meio de uma série de reuniões e workshop com o Open Society Institute – um dos lideres do movimento internacionalmente e co-autor da Declaração sobre Educação Aberta de Cape Town. (ver aqui:
http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation)
Um dos workshops realizados foi na USP e seus resultados podem ser vistos aqui, inclusive apresentações:http://wiki.stoa.usp.br/OER-Workshop
Uma força tarefa internacional esta sendo organizada ao redor das discussões para o desenvolvimento de um Tool-Kit sobre recursos educacionais abertos a ser elaborado colaborativamente para posterior distribuição em escolas e universidades Brasileiras e pelo mundo.
O trabalho aproveitará trabalhos já realizados, mas tem como intenção melhorá-los e adaptá-los as necessidades Brasileiras. Além de tornar a linguagem mais acessível e apelativa a professores, educadores, e alunos.
Alguns trabalhos internacionais de referência de base são OER Handbook (produzido pelo COSL) – http://www.wikieducator.org/OER_Handbook – e o rascunho produzido pela comunidade OER coordenada pela UNESCO – http://oerwiki.iiep-unesco.org/index.php?title=UNESCO_OER_Toolkit.
O objetivo deste Tool-Kit é aproximar a população brasileira,
principalmente políticos, professores, educadores, acadêmicos e
estudantes das discussões relativas a recursos educacionais abertos e seus benefícios, como acesso ao conhecimento e a uma ampla gama de materiais e metodologias de ensino que podem ser compartilhadas e desenvolvidas de forma colaborativa. O Tool-Kit trabalhará com conceitos básicos, estratégias de desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos, questões sobre propriedade intelectual a serem enfrentadas, além de trazer exemplos de REA que podem ser utilizados, no intento de divulgar o que já existe no Brazil e exterior.Desta forma, venho, por meio deste email, perguntar-lhes se querem fazer parte desta força tarefa contribuindo com sugestões, duvidas e conteúdo. Por favor, responder em e-mail individual para Carolina Rossini. Peço também, que enviem este email a colegas, alunos e instituições possivelmente interessadas em participar desta discussão.
Uma lista de debate será organizada e acesso a plataforma wiki para trabalho no Tool-Kit será autorizado.
Abraço e obrigada,
Carolina Rossini
Coordenadora
Projeto Recursos Educacionais Abertos Brasil: Perspectivas e Desafios
Apoio: Open Society Institute e Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e
Fellow – Cooperation Project
Berkman Center for Internet and Society
Harvard Universitye
Mônica Steffen Guise Rosina
Coordenadora Regional
Pesquisadora – Escola de Direito de São Paulo
Fundação Getulio Vargas
e
Pesquisadora – A2K Project
Yale University
Páginas
Posts recentes
Calendário do AP
- Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
Blogroll
Ciência 2.0
- Academia.edu
- Academic Earth
- Acesso Livre
- ccLearn
- Comunidade Moderada de Física
- Connotea
- Daniel’s Google Reader Shared Items
- Democracia e Acesso Livre ao Conhecimento
- Did You Say “Intellectual Property”? It’s a Seductive Mirage
- Directory of Open Access Journals
- Free Culture Movement
- Free Culture: The Nature and Future of Creativity
- Free Software/Free Science
- Google Browser Sync
- Graduate Junction
- myScience: “social software” for scientists
- Nature Network
- Office 2.0
- Open Access
- Open Access Archivangelism
- Open Access Central
- Open Science or Free Science?
- Open source software and peer review
- OpenAcademic
- PhDs.org
- Portal Periódicos
- Saving Academia from Market Enclosure
- Scholarpedia
- Science 2.0
- Science Café
- Science Commons
- Scientific Blogging
- SciLink
- SciRate
- The Academic Blog Portal
- The Academic Reader
- The Future of Ideas: The Fate of the Commons in a Connected World
- The Future of Science is Open, Part 1: Open Access
- The Future of Science is Open, Part 2: Open Science
- The Future of Science is Open, Part 3: An Open Science World
- The New Science of Sharing
- Zotero
Divulgadores de Ciência
eLivros
- A New Look at Falsification In Light Of the Duhem-Quine Thesis
- A theoretical physics FAQ
- Academic Earth
- Birds and Frogs, by Freeman Dyson
- Duhem, Quine and the other dogma
- Duhem–Quine thesis
- Fields
- Introduction to Effective Field Theory
- Introduction to string field theory
- Introduction to the Maldacena Conjecture on AdS/CFT
- Notas de Física Matemática
- ODEs & Dynamical Systems
- QFT Lectures on AdS-CFT
- Quantum Field Theory
- Superspace
- The Harvard College Mathematics Review
- The Nature and Status of String Theory
- The Unreasonable Effectiveness of Mathematics in the Natural Sciences
- Theoretical mathematics
- Unruh effect and applications
Links Aleatórios
Vídeos
Arquivos
- maio 2013
- agosto 2012
- abril 2012
- março 2012
- fevereiro 2012
- dezembro 2011
- novembro 2011
- outubro 2011
- setembro 2011
- agosto 2011
- julho 2011
- junho 2011
- maio 2011
- abril 2011
- março 2011
- fevereiro 2011
- janeiro 2011
- dezembro 2010
- novembro 2010
- outubro 2010
- setembro 2010
- agosto 2010
- julho 2010
- junho 2010
- maio 2010
- abril 2010
- março 2010
- fevereiro 2010
- janeiro 2010
- dezembro 2009
- novembro 2009
- outubro 2009
- setembro 2009
- agosto 2009
- julho 2009
- junho 2009
- maio 2009
- abril 2009
- março 2009
- fevereiro 2009
- janeiro 2009
- dezembro 2008
- novembro 2008
- outubro 2008
- setembro 2008
Mídia Social
• Google Blog Search.
• Perfil no Technorati.
• Perfil no BlogBlogs.com.br.
•
• IceRocket:
• Verve Earth:
Pots mais vistos do AP
Brasil Ciência
Brasil Ciência |
Visit this group |
Comentários