Segundo lugar no Prêmio ABC!

domingo, 20 set 2009; \38\America/New_York\America/New_York\k 38 Deixe um comentário Go to comments

Estava eu aqui, a trabalhar num artigo sobre espaços-tempo 6-dimensional que decaem espontaneamente para 4-dimensões… quando resolvi dar uma olhada no meu twitter e descobri uma maravilha,

O Ars Physica ganhou o 2º Lugar no Prêmio ABC de Blogs Científicos! 😈

(Ver mais sobre o Prêmio ABC no link Prêmio ABC para blogs científicios (UPDATE 11/09/2009).)

Eu gostaria de agradecer a todos os blogs e blogueiros participantes, assim como os envolvidos com o prêmio e com a tabulação dos resultados, e, claro, a todos os que votaram, tanto no Ars como no geral — excelente trabalho pessoal! 🙂

Quem quiser continuar lendo, pode seguir o link abaixo… 😉

Só alguns comentários relativos aos resultados do Prêmio ABC.

  • Via de regra, os primeiros colocados ficaram na casa dos 20 votos: 20, 21, 22, 23, e 26. Enquanto isso, os segundos colocados ficaram ao redor dos 10, 12, 14, 16 e 17. Ou seja, a variação entre o mais e o menos votado foi aproximadamente a mesma em ambos os casos.
  • O Ars não ficou mal, com cerca de 57% dos votos do primeiro colocado. Os segundos colocados que mais votos tiveram ficaram na casa dos 70%.
  • As diferenças no quesito Química, Física e Astronomia, Matemática e Computação foram muito mais “marcantes” do que nas outras categorias, i.e., a diferença entre o primeiro, segundo e terceiro lugares foram menos suaves do que nos outros quesitos.
  • A quantidade de votos do Ars seria suficiente pra nos qualificar (até 3º lugar) em todas as categorias, menos em Ambiente e Ciências da Terra! 😈

Ou seja, no frigir dos ovos, o Ars se deu muito bem — principalmente quando a gente põem na conta o “contexto” em que o Ars está inserido, i.e., o público alvo, o estilo e qualidade dos posts, o nível dos comentários, e assim por diante. Além disso, pessoalmente, eu gosto de pensar que o Ars não é apenas um blog de Física, mas sim uma colaboração de todos os editores e comentaristas do blog em vários tópicos diferentes, como os ‘tags’ dos posts deixa bem claro. 💡

Então, eu acho que o Ars, que tem apenas 1 ano de idade, se saiu muito bem, com um resultado bem sólido e robusto! 😈

Sendo assim, se vcs me permitem, eu gostaria de contar um pouco mais de história que eu conheço, não só da Blogosfera Científica Brasileira, mas também do longo esforço por detrás do Ars Physica. (Quem quiser evitar o tédio das memórias dum Jurássico, pode simplesmente parar por aqui. Quem quiser se divertir com a ironia da história, pode seguir adiante. 🙂 )

Eu comecei a blogar em April 25, 2003 @ 05:28 PM, o que me torna oficialmente o blogueiro científico mais senil do Brasil. 😉 A idéia de blogar é antiga… antes mesmo da Web2.0 “inventar” o termo “blog”, eu já mantinha uma seqüência de informações na minha página pessoal (no melhor estilo Web1.0 possível, desde 1999 😉 )… uma das fontes de inspiração pra isso certamente foi a coluna TWF do John Baez. Mas, mesmo antes deu saber da existência dessa coluna do Baez, eu sempre quis publicar uma coluna sobre os artigos que eu havia lido nos arXivs — eu costumo ler os arXis diariamente e sempre achei que compartilhar essas informações poderia ser útil pra mais alguém.

Mas, naqueles primórdios, a minha idéia, aquilo que eu gostaria de fazer, de facto, ainda não estava devidamente formada — só mais tarde eu descobri o porquê disso: com a chegada da Web2.0, tudo ficou mais claro. 💡

Bom, com isso, o tempo foi passando… e passando… e, em 2006, quando o ScienceBlogs começou, eu fui convidado a participar. Porém, infelizmente ou não, eu declinei a oferta, pois não poderia escrever posts em português. Naquela época, o Sb só permitia blogs em inglês; e eu até cheguei a oferecer um Sb BR, mas a idéia não foi bem vista e morreu na praia.

Assim, eu continuei com meu blog… e brincando com as tecnologias da web: XHTML, MathML, SVG, etc… E o tempo foi passando… até que, finalmente, a Web2.0 chegou, e pra ficar! 😎

A nova idéia, então, se tornou a “interação” e “integração social”… e websites como Slashdot, Digg, Reddit e Veritocracy se tornaram o novo paradigma. A isso, se soma o Orkut, o Facebook e afins. Ou seja, a integração do conceito de redes sociais, do ponto de vista de sistemas complexos, passou a ser a ordem vigente.

Nesse momento, no meio de tanta sinergia, nos idos de 2007 eu comprei alguns websites (só o “domain name”) e o hosteamento (“hosting”) pra eles. A idéia era (e ainda o é!) ambiciosa: montar um website que agregaria não só a idéia de transmitir informações, mas também agregaria uma comunidade. A idéia tinha nome, Brasil Ciência. E o ‘engine’ usado era o Drupal. A razão era simples: o Brasil Ciência iria contar não só blogs; mas também resenhas de livros; artigos que seriam coletados com uma certa freqüência pra serem publicados numa revista de certa periodicidade (a “Revista BC”, em completa analogia com a Revista CM 💡 ); clips de áudio e vídeo (hoje chamados de “podcasts” e “videocasts”); e “bookmarks”, uma lista de sites favoritos (no melhor estilo Delicious); além de “status updates”, hoje chamados de Twitter.

Fora isso, ou melhor, além disso, o BC teria todo um arcaboço de ‘redes sociais’, nos mesmos moldes dos sites citados acima, i.e., os usuários começariam “de baixo” mas, com o tempo (e acumulação de pontos), eles seriam promovidos… então, vc passa de apenas um comentador, pra um escritor de posts de blogs, de artigos, de resenhas… e assim por diante até vc virar um moderador… e assim sucessivamente!

Então, quando vc logava no BC, vc tinha sua própria página — e.g., assim como no Orkut —, onde vc tinha os seus posts de blogs, seus artigos, suas resenhas, seus “bookmarks”, seus podcasts e videocasts, e sua rede de amigos, assim como seus grupos (o que o Orkut chama de “comunidade”) preferidos e tudo mais!

Ou seja, o resultado final era uma grande mistura de Orkut/Facebook com Slashdot/Digg/Reddit com Youtube/Blogginheads com Delicious e com Twitter! 😈 Como eu disse, era um projeto bem ambicioso… 😉 E, de quebra, nem parava aí… porque eu queria ir ainda mais loOonge, e implantar um sistema de edição colaborativa em TeX/LaTeX, no melhor estilo gitHub! 💡

Ao contrário do que pode parecer, em pouco tempo (uns ~2 meses) eu tinha praticamente tudo isso pronto — e até alguns voluntários, tão lunáticos quanto eu ❗ , que já estavam ‘comprando’ essa maluquice toda. (Hoje em dia, esse pessoal está aqui, no Ars. 😉 ) Mas, quando eu descobri que o meu serviço de ‘hosting’ não disponibilizava TeX/LaTex… a coisa toda acabou vindo abaixo. Claro, não apenas por esse motivo simples da disponibilidade de TeX, mas também porque, naquelas alturas do campeonato, a manutenção de tudo isso estava me consumindo demais: fazer o SysAdmin de vários sites diferentes (ao mesmo tempo eu também mantinha o eLearning da Brown — uma instalação de Moodle — assim como colaborava na “Revista CM”) estava simplesmente acabando comigo e consumindo todo o meu tempo… a falta de disponibilidade de TeX só foi a última gota d’água… aquela que me fez internalizar o quão cheio o balde já estava.

Bom, nesse momento eu acabei optando por soluções que não necessitavam de manutenção, pelo menos não feita por mim. 😉 E assim surgiu a “descentralização” do BC, na forma do Ars, do Twitter do BC, do Youtube do AP, do Google Groups do BC, e assim por diante. Isso pra não falar que, ao longo de todo esse tempo, a Comunidade de Física no Orkut cresceu e se tornou uma referência inestimável pra muitas pessoas, que consultam e participam diariamente da Comunidade. ❗

Então, felizmente ou não, esse estado mais “descentralizado” (por assim dizer, por falta dum termo melhor) é aquele onde nos encontramos hoje, fazendo uso das ferramentas Web2.0 que não precisam ser administradas por nenhum de nós. Nesse ínterim, muita coisa apareceu, desde uma blogosfera brasileira mais robusta, até um braço do Sb no Brasil, o ScienceBlogs Brasil. Muito acontece na ‘Net num período de 1 ou 2 anos… a paisagem praticamente vira do avesso. 🙂

Portanto, pre fechar esse post “momento histórico”, eu gostaria de mandar um abração, :mrgreen: , pro João Carlos, editor do blog Chi vó, non pó ❗ Eu tive a felicidade e a honra de conhecer o João ainda nos idos das primeiras encarnações do meu blog e, quando ele decidiu começar o blog dele, eu dei o maior apoio! Então, bem ou mal, eu acho que fui um pouco responsável por abrir a Caixa de Pandora do João! 😈 E foi um enorme prazer ver ele ganhar o Prêmio ABC em primeiro lugar — orgulho maior, não há! 😎

Então, eu gostaria de re-iterar os meus sinceros e genuínos agradecimentos a todos, participantes, comentadores, blogueiros, eleitores, etc, etc, etc… é uma alegria e uma diversão participar dessa empreitada humana do lado de vcs! 🙂

[]’s!

  1. Renato
    domingo, 20 set 2009; \38\America/New_York\America/New_York\k 38 às 22:11:51 EDT

    Parabéns Daniel e a todos que participam da comunidade. Esta é de valor simplesmente inestimável para os amantes da ciência.

  2. Rafael Eufrasio
    segunda-feira, 21 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 13:11:22 EDT

    Muito bom o resultado. Parabens a todos que fazem parte deste blog.

  3. segunda-feira, 21 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 18:37:18 EDT

    Então, Professor?
    Demorei a acreditar que fosse mesmo verdade (e ainda não me acostumei com a idéia…) Mas, certamente, seu apoio (e paciência para ensinar a um noob) tem tudo a ver.
    Eu espero que aqueles que acompanham as bagatelas que eu publico, um dia venham a ser seguidores do Ars Physica.
    Obrigado por tudo!

    • terça-feira, 22 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 10:16:11 EDT

      @Joãozão ❗ ,

      Pô, João… eu fiquei tão contente quando vi os resultados! Aliás, eu nem esperava que eles fossem sair assim, tão rapidamente (pelo menos au achei que foi rapidinho 😉 ).

      Não tem nada melhor nesse mundo do que ver quem a gente gosta ser bem sucedido — “it’s the greatest show on Earth!” 😎

      Como diria alguém que eu conheço… live long and prosper 😈

      []’s!

  4. sexta-feira, 25 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 15:42:01 EDT

    Oi Daniel!
    Parabéns, Parabéns!!!
    Acompanho seu trabalho desde o início e sei muito bem quanto tempo do seu tempo já foi consumido dentro da ideia de tornar o assunto ciência mais democrático.

    Parabéns!

  5. Tom
    domingo, 27 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 11:49:12 EDT

    Eu sumido e os caras dando orgulho.

    Meus sinceros parabéns pelo trabalho que vem sendo feito!

    Abração!

  1. domingo, 27 set 2009; \39\America/New_York\America/New_York\k 39 às 11:47:46 EDT

Deixe um comentário